A Hora do Planeta fez-se à vela e juventude na praça de Bonfim


As luzes da Praça Nova do Congresso foram apagadas exatamente às 20h30 deste sábado, ontem, como previa a programação de A Hora do Planeta, e a festa do apagão simbólico continuou à luz de velas até 21h30 principalmente no miolo do jardim.

O evento contou com turma de literatura de cordel, show de pirotecnia e teve a notável participação da juventude, com boa adesão de estudantes e líderes de movimentos culturais dessa faixa etária. Alinhada com a defesa da sustentabilidade ambiental do planeta, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim franqueou o local, sonorização e representação da Secretaria Municipal de Cultura. Centenas de velas em mãos, no chão ou sobre os recortes da praça alimentaram rodas de cantoria, capoeira, telão, discursos e conversas favoráveis à conscientização da humanidade pelo ambientalismo.

Por que eles aderiram ao apagão

– Um dos promotores, Joanir Santana não fez por menos: “Há três anos a WWF iniciou o movimento mundial, em 2010 eu apaguei as luzes de minha casa, acendi velas e sozinho iniciei A Hora do Planeta, em Bonfim”. Gilmara Rastafári (da Secretaria de Cultura) sustentou que “Deixar de esbanjar o consumo de energia ou qualquer recurso natural é um dever de todos nós”. Feliz com a ação conjunta, Márcia Costa (presidenta da Ong Ekokatu) argüiu que: “é princípio” de sua instituição defender o meio ambiente, hoje “em parceria com mais de 130 países pela sustentabilidade da Terra”. Daniela Araujo (diretora da Bonfimonlaine.com) exclamou: “Esperávamos umas 50 pessoas e já calculamos mais de 350 participantes, é uma boa sensibilização”.

Casa de morada – O estudante, Deiverson Santos estuda no Sacramentinas e justificou: “Vale a pena a gente se sacrificar pela vida do planeta”. Nivaldo Oliveira, fotógrafo, cineasta e ambientalista: “Temos de ter uma nova forma de convivência com a natureza, porque o planeta pede socorro”. Nilton Gracênio, 21 anos, fazendo Faculdade de Pedagogia: “O homem destrói o seu meio e a conseqüência é o aquecimento global. Temos que parar com isso”. Mestre Marinaldo, do Grupo de Capoeira Flexa Vermelha: “Estou com 25 componentes e os berimbaus a serviço do nosso planeta”. Também Alex Caribé se manifestou: “Estou sonorizando o evento, mas me incluo nessa forma de defender o planeta. É o lugar de morada de todos.

O que é

A Hora do Planeta é um ato simbólico em que se apagam as luzes locais por 60 minutos. Vem sendo promovido no mundo todo pela Rede WWF, como meio de demonstrar preocupação com o aquecimento global. Foi iniciado em 2009 com participação e apoio de governos, empresas e população. Os promotores informam que em 2010 mais de 4,6 mil cidades aderiram ao movimento em redor do mundo e que este ano haveria recorde. Ainda não se sabe quantos municípios brasileiros aderiram em 2011. Mas espera-se ter havido grande avanço. No Brasil, o Banco do Brasil, Governo Federal, a Coca-Cola são exemplos como patrocinadores. De acordo com Márcia Costa, em Bonfim, além do Governo Cuidando da Nossa Gente, “algumas firmas” emprestaram apoio.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE