CARROCEIROS EM BONFIM SERÃO PADRONIZADOS


“Carroceiros devem ter curso, disciplina e padrão”

Representantes do Governo Municipal e do Sebrae – Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas, se reuniram nesta sexta-feira (dia11), na sede da empresa federal em Senhor do Bonfim, para adiantar soluções de melhoria dos serviços e condições de trabalho dos carroceiros bonfinenses. Durante a reunião, foram apontadas providências iniciais tomadas pelo Governo Cuidando da Nossa Gente, bem como práticas que noutras cidades estão em uso para disciplinar o trabalho com veículos de tração animal.

A Secretaria de Meio Ambiente começou a ação cadastrando 21 carroceiros bonfinenses, no período de 10 dias (22/02 a 03/03). Durante o cadastramento consignou informações sobre as condições de trabalho da carroça, do estado físico do animal, nível de instrução dos condutores, renda mensal e outros itens de interesse social. Para acelerar o processo, o prefeito Paulo Machado colocou quatro secretarias na reunião, que teve Arapiraca como uma das referências nesse setor de serviço.

Lei anti-chibata – De acordo com informações, a cidade alagoana cadastrou centenas de condutores de veículos de tração animal, que receberam curso para o uso correto da carroça e atendimento específico ao animal. “Lá, ficou definitivamente proibido o uso do chicote e se tornou obrigatória a avaliação veterinária. Carroças passaram por vistoria e os carroceiros receberem capacitação sobre as regras de circulação de trânsito”. Depois de envolver a Saúde, o Meio Ambiente, a Agricultura e a Indústria e Comercio, o prefeito quer contar ainda com o apoio da Vigilância Sanitária e consolidar a parceria do Sebrae/Bonfim. Ele prevê que o cadastramento abrangerá a sede municipal e os distritos.

Idéias - Após a conclusão do curso de capacitação (em articulação) dos condutores, a padronização das carroças e a criação de habilitação municipal para sua condução serão estudadas. Surgiram idéias de instalação de placas nos veículos e de utilização de fraldão nos animais, exemplo seguido pela cidade de Curitiba, “para evitar sujeira nas vias publicas”. O cadastramento será regulamentado, aquele que não se cadastrar corre o risco de não poder circular com o seu veículo de tração animal nas ruas do município.

Carroceiros no dia 16 – Participando com vivo interesse, o Gestor de Projetos do Sebrae/Bonfim, Arnaldo de Oliveira, disse da tradição de integração de sua entidade em parcerias que, como esta, se iniciam em composição com a missão institucional de sua empresa. Ele foi destaque juntamente com Silvana Ozelina (pelo Meio Ambiente), Raimundo Freitas (Agricultura), Cleiton Vieira e Claudionor Peixinho (pela Indústria e Comercio), Cassiano Guimarães (Gabinete do Prefeito). A próxima reunião será no dia 16/03, no CVTT (Centro Vocacional Tecnológico Territorial), Av. ACM, n° 162, e terá a participação de carroceiros, para expor suas idéias e integração com o inicio da capacitação.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE