Sedes entrega lavanderia reformada à comunidade de Cosme de Farias


A secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) entregou ontem, 23, à comunidade de Cosme de Farias, a lavanderia Cardeal da Silva, totalmente reformada. Além das lavadeiras que comemoravam a nova lavanderia, estiveram na cerimônia Carlos Brasileiro, secretário da Sedes, técnicos, representantes da comunidade e moradores do bairro.

“Investir na recuperação destas lavanderias é investir, igualmente, na autoestima das cerca de 150 trabalhadoras agraciadas pela ação, que promove inclusão produtiva e geração de renda”, afirmou Carlos Brasileiro. Segundo ele, essa reforma significa, um resgate da cidadania das lavadeiras mulheres, que ganham um instrumento de trabalho para gerar recursos destinados à toda a família.

Com a reforma, que consistiu de pintura nova, novos equipamentos, telhado, varais, além de novo do sistema de esgoto, a unidade poderá comportar um número maior de lavadeiras. O Governo do Estado, por meio da Sedes, arcará também com as despesas de água, energia elétrica e vigilância do local.

Para o presidente da Associação dos Moradores de Cosme de Farias, Alberto Jardim, não é fácil inserir mulheres com uma idade mais avançada e sem escolaridade necessária no mercado de trabalho. Ele acredita que, com a lavanderia reformada, será mais fácil divulgar o trabalho das lavadeiras, colocando anúncios na rádio comunitária do bairro e distribuindo panfletos nos prédios.

Cardeal da Silva

Construída na década de 50, a lavanderia encontrava-se em condições inadequadas para utilização, mas continuava sendo utilizada por dezenas de lavadeiras que têm nessa atividade a única fonte de renda familiar. Agora, com a reforma, elas esperam trabalhar em melhores condições e com maior prazer, como declara Edvaldina Alves, cuja mãe criou os oito filhos com o trabalho de lavadeira. “É bom demais ver esse espaço recuperado. Essa lavanderia estava muito deteriorada e agora, é uma emoção trabalhar aqui depois que foi reformada”

Das oito lavanderias de Salvador, a Sedes recuperou até agora sete, entre elas as de São Gonçalo, Federação e Engenho Velho de Brotas, totalizando um investimento R$ 500 mil.



ASCOM/SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE