Arborização em Senhor do Bonfim começa pelas rodovias e recebe parceria comunitária

O Governo Cuidando da Nossa Gente deu início, na manhã desta quarta-feira, ao plantio de árvores nas margens da rodovia BA-131, trecho entre o Motel Lovy Story e o contorno do final da Av. Antônio Carlos Magalhães.

Dirigido pelo Meio Ambiente municipal, o programa começa com etapa de dois dias, hoje e amanhã (quinta-feira 24) e conta com a parceria da Ferbasa - Cia de Ferro Ligas da Bahia, Irmãos Pelegrine Construções e o grupo Desbravadores, formado por jovens da Igreja Adventista do 7° Dia. Respondendo pelo Meio Ambiente, Bernadete Rocha informou ter projetado o plantio de 100 mudas nesta etapa inicial, vindas todas elas de viveiros dos parceiros e da Prefeitura Municipal. Já a mão-de-obra terá a predominância dos agentes comunitários e de Endemias, dos Desbravadores, e da Secretaria Municipal de Educação.

Nativas – Ainda segundo Bernadete, o plano pretende ter alcance para todas as áreas urbanas do município e vem sendo desenvolvido há algum tempo, mas ainda não está completo. Só após garantir o mínimo das mudas essenciais pôde cuidar da implantação agora iniciada. Quase 100% das árvores são nativas e a relação preferencial inclui exemplares de caraibeira, pau-ferro, espirradeira, paineira, barriguda, e oitizeiro. “Até agora, a única exceção é o chapéu mexicano, no entanto é uma árvore que tem todos os dotes requeridos: porte, copa, longevidade e o principal, está bem adaptada à região”, argumenta ela.

Continuação – Ao fim da tarde, funcionários do Meio ambiente contaram 56 covas abertas, constatando o subsolo “seco e duro de perfuração”. As fileiras do plantio deverão ficar a cinco metros da borda do asfalto na BA e a 10 metros na BR, “conforme consultas ao Derba e Denit”. Amanhã o trabalho deverá prosseguir. A BR-407 pode ser a próxima via a ser arborizada, prevendo-se que seu primeiro trecho será entre o Corpo de Bombeiros e a entrada da Igara.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE