Governo da Bahia lança programa para reduzir consumo de água e energia


Um decreto do governador Jaques Wagner, que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (11), institui no âmbito do poder executivo estadual o Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos. A ação será coordenada pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) e tem o objetivo de acabar com o desperdício, estimular o uso racional e estabelecer metas de redução progressiva de consumo.
Dentro do programa, cada órgão ou entidade do estado vai criar um grupo com no mínimo três servidores. Eles serão chamados de ‘Ecotime’ e terão a responsabilidade de implantar e realizar as ações do programa com o apoio da Saeb. O primeiro passo será monitorar o consumo e avaliar a situação das instalações hidrossanitárias e de energia dos prédios.
A partir da identificação dos problemas serão feitos serviços de correção ou manutenção preventiva, inclusive com a aquisição de equipamentos que apresentem melhor desempenho sob o ponto de vista da eficiência energética e hidráulica. De acordo com o Decreto, todos os serviços de manutenção serão contratados pela Saeb.
O Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos também vai atuar na conscientização dos servidores, que serão estimulados a acompanhar o trabalho e contribuir para a economia. A iniciativa terá dois anos de duração e os integrantes vão pactuar, junto à Saeb, metas de redução do consumo para o período.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE