Feira Cultural de Sr. do Bonfim


Legbá fará domingo inteiro de arte, som e cultura no Ceciliano

À sombra de árvores frondosas e brisas dominicais haverá multishow no terreiro do Ceciliano de Carvalho. Com feijoada prevista para meio-dia e show de arte cênica, cordel, música e variedades culturais, o Grupo Legbá e a representação de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru (Secult-BA) com o apoio da Secult Municipal já preparam atividades que irão das 9 da manhã à 9 da noite. É o que informa Gilmara Cláudia, integrante do grupo que está à frente da organização.

O Legbá dá prioridade ao desenvolvimento de hábitos sócio-ambientais. Para o grupo o principal ponto do evento é a apresentação do projeto Horta Cultural, que vem se desenvolvendo no espaço do Ceciliano de Carvalho com a finalidade de educar, comercializar e dar sustentação ao próprio projeto. São recentes as atividades de plantio de espécies, mas o conjunto pensa em introduzir essa prática nos meios escolares, como alternativa “para hábitos sociais modernos e saudáveis”.

Natureza & arte – Sobre a festa de domingo, Gilmara considera que há uma combinação natural entre o cultivo de plantas a serviço da alimentação natural e a manifestação de múltiplas expressões artísticas. O evento sortido pode se firmar e passar a ter periodicidade, o que seria “de importância para vários segmentos artísticos da cidade e região”. Integra a variedade de hortaliças e frutas cultivadas: melancia, alface, cebola, abóbora, alho, quiabo, berinjela, chicória, pimentas, pimentões e coentro.

Variedade – Estão confirmadas muitas expressões em falas, depoimentos e artes na programação: arte circense; os músicos Francismar Monteiro, Daniel Gomes; Jardel voz e violão; artesanato de Missão do Sahy; tatuagem e grafitti, de Rodrigo; exibição de filmes do artista Nilvado Oliveira e documentário sobre Senhor do Bonfim; Rogério Moreira; Grupo Aroeira; Grupo Acolhida; Farnésio (Cactus); Lidiane (Cordenação cultural territorial); Edneuton (Diretor de Cultura); prefeito Paulo Machado; recital, cordéis e exposição fotográfica.

A exposição é fruto do livro “Quilo de Feira” – ainda não publicado – apresentado pelo jornalista Álvaro Luiz como Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação da Uneb – Juazeiro. As fotos mostram produtos, personagens, hábitos, expressões culturais etc. presentes no dia a dia das feiras nordestinas nas cidades do interior.

Feijoada – A Feira Cultural vai durar todo o dia de domingo (30/01) e por isso o Legbá programou uma deliciosa feijoada, que será vendida por R$ 5,00 no espaço. Às 17 horas o público será brindado com o pujante repertório musical de Rogério Moreira, sua voz e seu violão.

Mais informações: Centro Cultural - (74) 3541-8304 carlalidiane@yahoo.com.br - (74) 9117-3556
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE