Município implanta ferramenta de C&T para atender suas vocações


Com a presença de prefeitos e autoridades regionais, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim inauguraram nessa sexta-feira o Centro de Vocação Tecnológico Territorial – CVTT, unidade voltada para o desenvolvimento da teoria, prática e difusão do conhecimento. Na solenidade, o secretário da Secti, Feliciano Monteiro, representou o governador Jaques Wagner e assim interpretou a missão da nova instituição na região:

O CVTT veio para distribuir ciência e tecnologia ao semiárido. Veio para fazer educação e capacitação dos produtores. O CVTT está inaugurando sua terceira unidade no estado da Bahia numa cidade que já instalou uma rede de computadores e que efetivamente se prepara para experimentos avançados. O CVTT veio trazer conhecimentos práticos a pessoas que lidam com o abate e corte de carnes, que lidam com cozinha e produtos outros que são cultivados na fazenda ou no curral e que vão para o mercado. A função do CVTT é fazer a aproximação entre o homem comum e a pesquisa. Senhor do Bonfim já desenvolve produtos animais com grande qualidade, como os carneiros da raça dorper introduzidos na região pelos irmãos Teixeira e aqui tratados com alta tecnologia.

CVTT e Bonfim – Além de atender anseios de modernização de criadores de ovinos e caprinos dos municípios do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (Bonfim, Andorinha, Antonio Gonçalves, Filadélfia, Campo Formoso, Caldeirão Grande ,Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo) e de municípios outros como Juazeiro, Itiúba, Jussara etc.), o prefeito Paulo Machado ressaltou que o CVTT pode capacitar o comércio local em seus serviços, nos setores de alimentação, merendeiras escolares e outros. E previu:

“Pactos mais evidentes com as secretarias de estado da Agricultura e do Turismo podem e devem ser ampliados para o Sebrae, para a UNEB, a Univasf e outros órgãos que não têm faltado aos nossos diálogos e compromissos com o desenvolvimento da terra. É um desafio para continuarmos impulsionando a nossa vocação e seguir descobrindo outras.” Saudou a presença da prefeita Iraci, de Campo Formoso e Antonio Nascimento, de Jaguarari, atribuindo a importância de uso do CVTT pelos municípios parceiros do Território, “para que nunca sejamos cobrados de falta empenho para aumentar o progresso, emprego e renda em nossos municípios”.

Desabafo – Ao custo de R$ 600 mil para o Estado da Bahia e R$ 67 mil para Prefeitura Municipal o imóvel conta com sala de videoconferência moldado para o trabalho virtual e se completa com espaço de cozinha experimental, sala de refrigeração, sala de corte de carnes e derivados, salão de recepção e salas para administração e incubadora de empresas. Na avaliação de Raimundo Freitas, autor do discurso de abertura: “É um local confortável, em que pessoas, principalmente do Território de Identidade, podem se capacitar tanto de maneira presencial como à distância”. O prefeito Antonio Nascimento argumentou que sempre vê instituições chegarem para grandes empreendimentos. “É a primeira vez que se coloca tecnologia desse porte ao alcance de nossos pequenos agricultores” Em Jaguarari, “65% dos produtos vêm da pequena agricultura familiar”, acrescentou o prefeito, otimista com o partido a tirar do CVTT.

Município digital – O lançamento do Centro, “instrumento que leva Senhor do Bonfim a entrar na sociedade global de forma organizada” encontra na cidade uma forte parceria. Por um lado, a rede de centros digitais de cidadania (CDCs) vem preparando crianças e adultos das comunidades no uso de computadores. Por outro lado, a rede de escolas públicas municipais está formando um contingente próximo de 10 mil alunos no uso da informática. Este é o sentido da “forte parceira” que o CVTT encontra para seu aproveitamento na cidade – frase na roda de personalidades, entre elas a secretária Fátima Brasileiro, os vereadores Bel e Carlos de Tijuaçu e Jurandy Menezes, de Antonio Gonçalves.

CVTT e dorper – Originalmente o governo Federal criou centros de vocação tecnológica (CVT) como unidades especiais. Com o advento dos Territórios de Identidade, a denominação ganhou mais um “T” (de território) passando a ser CVTT. Eles são implantados em regiões que manifestam clara vocação para determinado ramo ou atividade produtiva. Vão sendo dotados de instrumentos modernos, facilitadores de acesso ao conhecimento científico e tecnológico relacionados à vocação da região. Em Feira de Santana, o CVT T tem 500 alunos de mecânica automotiva, já que a cidade é o maior pólo deste ramo no estado. Já em Tancredo Neves, com aptidão para a mandiocultura, o laboratório do CVTT já analisa o solo e a água, antes analisados fora do estado. Em Senhor do Bonfim, o seu foco inicial de suporte à caprinovinocultura e, por extensão, a segmentos que progridem na microrregião foi bem aceito. Daí as recorrentes menções do secretário de estado e do prefeito municipal a Eduardo Teixeira e Luiz Teixeira, pioneiros da introdução de carneiros da raça dorper no município. Em decorrência de tal iniciativa, Hélcio Souza, Gaudêncio Duarte, José Ranulfo e outros, os animais proliferam no semiárido e ganham 1º lugar em torneios nacionais – discursaram Paulo Machado e Feliciano Monteiro.

Marcaram presença: o núcleo diretivo do TIPNI, José Salvo (representou a Agricultura Familiar), Bernadete Rocha, Raimundo Costa, Yon Fontes (articulador); Geronilson do Sebrae, Carlos Brasileiro (deputado estadual eleito), Dr. Jorge (diretor do Derba), Rafael (oficial da PM), Prefeita Iracy (Campo Formoso), Claudia Leite (Indústria e Comércio), Fátima Brasileiro (titular da Assistência Social), Herculano (EBDA), José Antônio (ex-vereador em Bonfim), equipe de comunicação do Governo do Estado, entre representantes dos municípios vizinhos, e outros.

Filosofia – Machado abordou Carlos Drummond de Andrade no poema Trouxeste a chave? E Monteiro “parodiou” os tempos e seus valores: Trilhos de um trem moderno, com genética e nanotecnologia, para uma nova arrancada de desenvolvimento movida a talento.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE