INDIGNAÇÃO COM O TAL “MÉDICO DO SAMU”

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. É oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população [¹].

Pois bem, a definição é bem contraditória ao fato ocorrido com minha mãe no entardecer da segunda-feira (01/11/2010). Por algum motivo ela passou mal, sofrendo fortes dores de cabeça, calafrios, falta de ar e dois desmaios contínuos. Eu como filho já estava desesperado e o que me veio na cabeça foi ligar para o SAMU ir socorrê-la... Fiz todo o procedimento explicando ao atendente o que passará no momento e fui direcionado ao “médico do SAMU”. Expliquei-lhe a situação e a resposta que tive era que deveria aguardar, pois para ele, não havia necessidade do serviço ser deslocado até a residência.

Como assim? Existe uma seleção dos fatos que ocorrem? Tudo bem, é fato que em muitos casos podemos resolver de alguma outra forma, mas o que tava acontecendo não, afinal, a dor que ela estava sentindo não desejo para ninguém!

O atendimento foi recusado pelo médico, que se tratando de um profissional da saúde, deveria se preocupar um pouco mais com a população e não fazer qualquer tipo seleção aleatoriamente, como me parece acontecer em muitas solicitações. Devo ressaltar o seu despreparo ao lidar com uma situação desesperadora, aonde foi totalmente hostil e mal-educado ao telefone.

Utiliza a definição “MÉDICO DO SAMU”, porque ele não quis se identificar quando perguntei o seu nome. – Para você, sou “médico do SAMU”.
Fiquei com aquilo na cabeça e pensando no número de pessoas que com certeza já passaram pela mesma situação resolvi fazer a denúncia. Afinal, o pau que dá em Francisco, poderá não dar em Chico... Odeio qualquer tipo de discriminação, falta de ética e descompromisso!

Tentei com alguns contatos saber quem estava no plantão naquele dia e horário, mas até o presente momento não consegui o nome. Caso venha tê-lo, postarei, pois ele pagará pela sua hostilidade.

Ângelo Murilo Bartilotti.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE