Eleição suplementar de Cansanção esquenta e incertezas dominam o pleito

Os dois candidatos a prefeito da eleição suplementar do município de Cansanção, na região Nordeste da Bahia, têm uma semana decisiva em suas campanhas.
Os dois grupos que predominam a política no município fizeram eventos neste final de semana e vão prosseguir no decorrer desta que se inicia. Candidato do PMDB, o empresário Ranulfo Gomes mostra-se confiante na vitória. “Ele (Deus) quer e o povo quer. Todos os dias nós estamos recebendo novas adesões”, comemorou.
Ranulfo também aproveitou para denunciar a compra de votos que vem ocorrendo no município. “Eles estão tentando comprar todo mundo. Nós estamos lutando contra tudo, mas mesmo assim vamos ganhar”, disse, confiante. O candidato peemedebista revelou ainda que a prefeitura está com o pagamentos dos salários dos servidores e fornecedores atrasados. “Eles estão priorizando outras coisas”, insinuou.
Neste sábado Ranulfo Gomes fez mais um importante comício na sua caminhada para chegar ao comando do município do nordeste baiano, que fica vizinho a Monte Santo.
Na próxima quinta-feira (02/12) Gomes faz a festa de encerramento da sua campanha. Para este evento, no centro da cidade, ele anuncia as presenças do ex-candidato ao governo do estado, Geddel Vieira Lima, do deputado federal eleito, Lúcio Vieira Lima, do senador Cesar Borges (PR), o vice-prefeito de Salvador Edvaldo Brito (PTB), o deputado federal Marcelo Guimarães Filho e o deputado estadual eleito Vando.

Riso de Almerindo

Rivaldo de Souza Pereira, o Riso de Almerindo (DEM) é o outro candidato que vai disputar a prefeitura de Cansanção. Ele é apoiado por Ari de Almerindo, seu irmão, ex-prefeito e líder do grupo que domina a política no município há vários anos.
Além dos boatos de que poderá ter o seu nome cassado até a eleição, a candidatura de Riso também enfrenta problemas com o vice, Júnior Cesar (DEM), que vem sendo acusado de pedofilia. Riso ainda não teve o pedido de registro da sua candidatura deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pois é irmão do ex-prefeito Ari de Almerindo, o que, segundo a legislação eleitoral, o torna inelegível.
Alheio a esses boatos, no sábado Riso fez um grande comício no povoado de Bela Vista. “Tinha muita gente, muita mesmo”, disse uma parenta do candidato, que não quis se identificar.
O deputado federal Rui Costa (PT) esteve neste evento ao lado do deputado estadual Roberto Carlos (PDT). Os dois discursaram em favor da candidatura de Riso de Almerindo.
Na próxima quarta-feira (01/12) o democrata irá fazer o encerramento da sua campanha. O grupo pretende reunir o maior número de pessoas possível para demonstrar força nesta reta final.

Problemas com a Justiça causam incertezas

O município de Cansanção vive um fato inusitado. A Justiça Eleitoral da 50º Zona, sediada em Monte Santo, indeferiu dias atrás os pedidos de registro do candidato a prefeito pela coligação “Pra Cansanção Seguir em Frente”, Rivaldo de Souza Pereira, e do candidato a vice da coligação “Cansanção, com a Verdade Venceremos”, José Zito Góes de Sena, conhecido por Zezitinho.
A coligação “Cansanção com a Verdade Venceremos” optou por não recorrer da sentença judicial e apresentou durante uma reunião realizada no dia 18 o nome do professor Paulo Henrique (PRP), para substituir Zezitinho. Ranulfo Gomes fez questão de comunicar a decisão e fazer a apresentação do seu novo vice, o professor Paulinho, como é conhecido.
A coligação “Pra Cansanção Seguir em Frente” manteve a campanha de Rivaldo de Souza Pereira (Riso) nas ruas e com atividades normais como divulgação em carros de som, realização de comícios e caminhadas. Ele entrou com recurso.
Riso teve a candidatura indeferida por ser irmão do ex-prefeito Arivaldo Pereira, o “Ari de Almerindo”, que até 2008 esteve à frente da administração municipal.

Por Evandro Matos
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE