Projeto inovador cuida da qualidade de vida dos cuidadores da saúde municipal


Após dois dias de atividade, encerrou-se ontem (dia 14), no Colégio Estadual Rômulo Galvão, a primeira etapa do projeto Cuidando do Cuidador, criado e assumido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com o objetivo de tratar da qualidade de vida do seu quadro de profissionais.


Nessa etapa (ao todo são quatro) o projeto reuniu os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, do quadro da Semus. Eles, que atuam na linha de acolhimento aos usuários do SUS, puderam discutir seus próprios problemas profissionais em nível de exposição, reflexão e encaminhamento de melhorias e soluções. A promoção de melhoria no bem estar físico e emocional que o seu trabalho leva à população, desta vez viu o “outro lado da moeda”. Foram eles que pararam para avaliar orientadamente as situações adversas de sua vida diária e as possibilidades de superação.


Experimentando o novo – A iniciativa do projeto da Semus partiu de sua titular Maria Gorete Braz Conceição Miranda, que em conjunto com a equipe de psicólogas, Cléa Miranda, Fernanda Beatriz, Marcela Cavalcante, Rejane Mônice, a Enfermeira Ana Cláudia Caldas, Coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde e a assistente administrativa Sandra Lemos aplicam a nova experiência entre os funcionários.

Reconhecendo – “O curso já no começo faz a diferença. Conseguimos colocar para fora situações de raiva, stress e até mágoa que tivemos no dia a dia. Saio hoje satisfeito com a verdade dos presentes, ao realmente demonstrar fatos e acontecimentos que têm conseqüência para o rendimento. Foi ótimo e espero que os outros dias sejam iguais ou melhores, pois saio com o astral melhor do que o que cheguei. As psicólogas souberam debater o que foi dito e mostrar o lado positivo que devemos tirar de tudo”. Relatou Josemar Nascimento dos Santos, Agente Comunitário de Saúde no Bairro Vila Nova.


Objetivo Alcançado - Para as psicólogas que conduziram o primeiro dia da oficina com os agentes comunitários de saúde e endemias, o projeto atendeu as expectativas, já que obteve grande participação e colaboração do público alvo, possibilitando a troca de experiências sobre as dificuldades enfrentadas na rotina diárias. Participantes elogiaram a iniciativa da Secretaria em “iniciar o acolhimento do cuidador pela classe de agentes: “Um dia para nunca ser esquecido e para sempre ser lembrado. A realização desse projeto significa um reconhecimento da nossa importância como ACSs”, disse Maria de Lourdes de Jesus Santos, do PSF de Missão do Sahy. A enfermeira Ana Cláudia Caldas, uma das responsáveis pela realização, opinou: “Na medida em que o projeto trabalha aspectos relacionados ao autoconhecimento, ao equilíbrio na vida, à auto-estima, ao campo social e espiritual, focando a subjetividade de cada um, ele atende à proposta de cuidar dos cuidadores. É uma novidade. Parabeniso a idéia e as psicólogas pela brilhante atuação nesta oficina da primeira etapa”.


Continuidade do projeto – Datas, temas e horários – Dias 27/9 e 28/9: – 8h, Postura Profissional; 09h, Vivências/Atividades; e 10h, Acolhimento. Dias 4/10 e 5/10: – 8h, Auto-Estima; 9h, Atividades/Dinâmica; 10h, Reflexão. Dias 18/10 e 19/10: – 8h, Motivação; 9h, Vivências; e 10h, Reflexão/Encerramento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE