PNUD e CEF selecionam entidades pró-ODM


Foram escolhidas 74 organizações, que receberão até R$ 25 mil para projetos que possam contribuir para o avanço nos Objetivos do Milênio do PNUD
O PNUD e a Caixa Econômica Federal selecionaram 74 entidades que receberão até R$ 25 mil para desenvolver projetos socioambientais em nível local, de modo a contribuir com o avanço dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas que os países da ONU, incluindo o Brasil, se comprometeram a atingir até 2015).

A finalidade é permitir a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação dos projetos. Foi dada prioridade para iniciativas voltadas a comunidades vulneráveis. O PNUD dará os recursos e a Caixa, apoio técnico na execução das ações.


Veja a lista das entidades selecionadas no anexo

O PROJETO PLANETA EKO visa a inserção de nosso programa ambiental de rádio Planeta Eko, que vai ao ar às 10:30 nas manhãs de domingo pela Caraíba AM do Povo, 850 Mz, na linha de uma ação educativa que utiliza um meio de comunicação como o rádio, a partir de processos inovadores de programação local, contextualizada, lúdica e voltada à difusão de tecnologias sociais e práticas de produção e consumo sustentáveis, considerando o público como autor e ator de soluções para seus problemas, torna-se uma ferramenta indispensável à inclusão social dessas populações carentes de informação, de reconhecimento e de participação em prol da transformação positiva da própria realidade, dentro dos pressupostos de uma educação ambiental que não separa o social do biológico, referenciando-se na Política Nacional de Educação Ambiental, definida pela Lei 9795/99.
O OBJETIVO GERAL é a produção de programa de rádio, na perspectiva da educação ambiental crítica e contextualizada, visando à mobilização e inclusão social aliada à busca de melhoria de qualidade de vida de pequenos produtores e da qualidade e quantidade de bens naturais em um contexto de ações de educação e comunicação ambiental através do desenvolvimento, aprimoramento e compartilhamento de conhecimentos de tecnologias sociais e da participação nos espaços públicos disponíveis que contribuem para o exercício da cidadania, participação, controle social e a vida em sociedade, dentro de um enfoque emancipatório e comprometido com a cidadania tendo o meio ambiente como direito de todos, bem comum e essencial à sadia qualidade de vida, construído num estilo de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente seguro num contexto de dependência econômica e exclusão social.
E os OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Sistematizar o conhecimento local acerca dos recursos ambientais existentes no território visando a provocar reflexão e proposição quanto a sua utilização adequada, preservação e recuperação;

2. Possibilitar o desenvolvimento de ações educativas e preservacionistas pelas comunidades;

3. Contribuir para a utilização de tecnologias apropriadas ao semi-árido, resgatando o conhecimento local acerca das tecnologias sociais desenvolvidas no seio das comunidades e daquelas passíveis de reaplicação para divulgação/fomento;

4. Melhorar a qualidade de vida dos agricultores através de acesso ao conhecimento e uso de práticas agrossustentáveis;

5. Contribuir para o melhor uso e manejo dos afluentes e calha principal do Rio Itapicuru difundindo a sua importância, levando ao conhecimento e participação das pessoas no Parlamento da Águas, representado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, um espaço colegiado de participação popular que precisa ser ocupado pelas comunidades;

6. Possibilitar a diversificação da base econômica com sustentabilidade sócio-ambiental de forma compartilhada;

7. Difundir a economia popular e solidária e o consumo responsável e sustentável aliados à compreensão, discussão e participação no processo de construção de políticas públicas;

8. Contribuir para melhora dos indicadores de qualidade de vida e de renda das comunidades beneficiados pelo projeto através do fomento de atividades dentro do cooperativismo, trabalho em grupo, associativismo;

9. Desenvolver um espírito coletivo da necessidade, por parte de cada um, de visar o aprimoramento de habilidades, de buscar adquirir conhecimentos, de desenvolver atitudes e capacidade pessoal, de desenvolver-se profissionalmente, como ponto principal na superação da situação de exclusão, violência, pobreza e negação de direitos a que são submetidas os componentes das comunidades;

10. Oportunizar a participação de jovens no contexto de atuação do Programa Planetaeko na Rádio Caraíba AM, propiciando novas experiências na área radiofônica através da participação efetiva dos mesmos na produção de conteúdo do programa e da emissora, sempre com fins da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Para tanto o projeto terá algumas ações prioritárias, considerando que a participação é essencial em uma ação que engloba a educomunicação, sendo considerada neste projeto como o princípio metodológico a ser utilizado em todas as suas fases.

O projeto será dividido em três etapas: a primeira com o registro de dados sobre o atual enfoque ambiental e social na região de audiência da rádio Caraíba, que ajudará na elaboração do marco zero e também terá a percepção de ouvintes a serem cadastrados e entrevistados com uso de planilha de pesquisa elaborada com esta finalidade, a ser preenchida no início e final do projeto. Nesta mesma etapa ocorrerá o levantamento das potencialidades naturais, questões ambientais e sociais locais a serem discutidas no programa.

A segunda etapa constará de ações diretas nas comunidades, com realização de palestras, oficinas, cursos de educação ambiental, produção e comercialização dentro dos parâmetros da economia solidária, encontros, reuniões, inclusive com gravação de programas a serem veiculados no âmbito do Projeto Planeta Eko.

A terceira etapa contempla, após seleção, a participação de pessoas da comunidade na produção do programa de rádio, processo esse que constará do fornecimento de um curso de radialista a ser oferecido a 20 pessoas da região.

O projeto será desenvolvido pela ONG Ekokatu em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Arte e Cultura - Nuarte 7 da UNEB, que terá o papel de articulador e produtor de vídeos que servirão para divulgação da iniciativa junto à comunidade acadêmica e ao público em geral pelo projeto UNEB na Web. Outras parcerias são realizadas com o intuito de fortalecer o desenvolvimento e os resultados do projeto com a Rádio Caraíba AM, responsável pela transmissão do projeto e apoio técnico. Para tanto é que procuraremos parcerias com o INGÁ (Instituto de Gestão de Água e Clima da Bahia); Via do Trabalho, CPT- Comissão Pastoral da Terra Senhor do Bonfim e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Senhor do Bonfim), entre outras entidades/instituições a serem mobilizadas, que ajudarão em suporte, escolha dos beneficiários diretos com os cursos de radialista e de produção agro-sustentável e distribuição de fornos solares para desidratação de alimentos. Esses órgãos também serão convidados a participar com palestras, treinamentos, divulgação e continuidade do projeto, assim como as instituições/empresas patrocinadoras e anunciantes no programa.
Os beneficiários do projeto serão mobilizados a participar como ouvintes e transmissores dos conhecimentos a serem disponibilizados. Aqueles escolhidos para participar diretamente do projeto como alunos do curso de radialista e as associações escolhidas para participar como produtores de frutas cristalizadas, após assinar um termo de compromisso, terão a função de divulgador dos trabalhos do Projeto Planeta Eko e das tecnologias sociais compartilhadas e participar da avaliação do projeto.


Atencosamente,

Ed. Ambiental
INGÁ - Sr. Bonfim
Ekokatu
Bacia do Itapicuru
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE