MUNICÍPIO BUSCA SELO UNICEF MAIS UMA VEZ

Frente a frente, no decorrer do “1º Fórum Comunitário – Selo UNICF 2009/2012”, realizado ontem (29), no auditório da Câmara de Vereadores, alunos, pais de alunos e profissionais do ensino médio e fundamental tiveram ontem a oportunidade de trocar idéias com autoridades dos poderes Judiciário Estadual, Executivo e Legislativo Municipal sobre a educação infantil em Senhor do Bonfim.

O encontro articulado por diversas secretarias faz parte de um esforço concentrado do governo Cuidando da Nossa Gente para elevar as condições de escolaridade dos adolescentes municipais. A Prefeitura tem também como objetivo a formação de uma vida social para a juventude que combine com a necessidade de desenvolvimento do nosso tempo e atendam às Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Desempenho… O amplo sentido social da reunião foi reforçado por representantes de distritos bonfinenses, ONG’s, prefeito Paulo Machado, presidente da Câmara Municipal, João Carlos Biro-biro e do juiz de direito, Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, também titular da Vara Crime, diretor do Fórum e juiz eleitoral. A seqüência de orientações produzida pelo conjunto servirá à promoção de melhorias no sistema de ensino da rede municipal. O prefeito acentuou que não está apenas buscando o Selo Unicef, título que viria por consequência. A questão é que Bonfim tem desempenho historicamente baixo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Fora do futuro “Se não corrigirmos agora, com forte intervenção de políticas públicas, essa geração que está na escola fará parte de uma população despreparada para enfrentar o rápido progresso de ciência e informação contemporâneo”. Ele disse que os investimentos ou se voltam agora para a educação básica no município, ou teremos um contingente de mão de obra desqualificada, improdutiva, abaixo da média e com pouca oportunidade de emprego. “Sei do que significa a educação para o desenvolvimento e ajo para não deixar Bonfim fora dessa estratégia e fora de um futuro avançado que já está batendo em nossa porta”. Advertiu que a importância da reunião estava na junção da Saúde com a Ação Social e com a representação social presente que têm muito a fazer pela educação da criança e do adolescente.

Toque de recolher O aumento da taxa de frequência escolar, de assistência à família, à saúde e à moradia do estudante da rede pública municipal, assim como a redução do abandono da escola foram confrontados com índices nas oito rodas de discussão – todas voltadas à discussão do ensino básico universal, redução da mortalidade infantil, ao Selo Unicef e às Metas do Milênio. “As metodologias aplicadas devem combater os índices negativos no município e melhorar os índices que já são positivos”.

Ao lado de questões que promovem a paz social, o Dr. Tardelli abordou a proteção contra a violência. Sobre o toque de recolher, matéria de interesse do parlamentar Carlos de Tijuaçu, limitante da presença da juventude na noite, “onde as drogas e a criminalidade andam soltas”, o juiz disse ser uma idéia a ser estudada, que deve passar por uma avaliação da sociedade. O toque de recolher evitaria que longe dos olhos dos pais a criança e o adolescente sejam violentados. Entretanto, o Dr. Tardelli ponderou o toque de recolher como uma medida polêmica, passível de ser adotada só quando as famílias não têm mais domínio sobre os adolescentes. Nesse caso, seriam discutidos os horários de chegada do adolescente em casa, por faixas de idade.

Alunos – O 1° Fórum teve apresentações teatrais de alunos da Escola Oscar Cardoso do distrito de Igara e das danças italianas Ciranda da Arte, de alunos da Fundação Francisco Galli. A secretaria de educação Maria das Neves informou que Selo Unicef, criado no estado do Ceará, completa 10 anos de existência; é um modelo exemplar implantado em 11 estados brasileiros. Dos 417 municípios da Bahia, já chegou a 205 que o usam como método de erradicação de problemas. Das Neves noticiou que em Senhor do Bonfim o plano de ação esta buscando agora conquistar a sua 3ª edição.

Alunos do Colégio Modelo e do Projeto Pró-jovem; presidente da Associação de Produtores, Luciene Gomes integraram a mesa diretora juntamente a diversas outras autoridades: vice-prefeito Aurélio Soares, secretarias municipais Maria das Neves, Auzeneide Nunes, Silvana Ozelina, Fátima Brasileiro, entre outros.

Conheça os 8 Objetivos do Milênio

O compromisso foi firmado por 191 nações durante a Cúpula do Milênio, em set/2000, após analisarem os maiores problemas globais, e prevê alcançar um conjunto de oito macroobjetivos, nas áreas de Saúde, Renda, Educação e Sustentabilidade até 2015, país a país.

Objetivos: 1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2) Atingir o ensino básico universal; 3) Promover a igualdade entre os sexos; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5 Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a Aids, a Malária e outras doenças. 7) Garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. 8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

fonte: PMSB
fotos: MANO maravilha notícias


Secretária de Educação - Das Neves

mesa com autoridades

crianças beneficiadas

organizadores

participantes

participantes
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE