Ministro Cassel entrega máquinas desfibradoras de sisal em Valente

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participa nesta quinta-feira (16), em Valente (BA), do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal. A entrega será realizada às 10h, na Casa da Cultura de Valente, na Rua José Linhares, 170, Centro. Os equipamentos serão destinados a organizações produtivas comunitárias dos municípios de Araci, Cansação, Conceição do Coité, Irecê, Jacobina, Monte Santo, Nova Fátima, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia e Valente, beneficiando diretamente mais de 3,6 mil agricultores familiares.

Antes do ato, a partir das 8h30, o ministro Guilherme Cassel visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb).

A entrega dos equipamentos é parte da estratégia de agregar valor à produção de sisal. Um Termo de Permissão de Uso firmado com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) garante a posse dos equipamentos ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (Codes Sisal).

As novas desfibradoras são resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Caixa Econômica Federal e o Governo da Bahia, que destinaram R$ 2,4 milhões para a produção e compra de equipamentos. O modelo, desenvolvido por José Faustino Santos, tem como principal diferença em relação às maquinas tradicionais o fato de evitar risco de mutilação. O equipamento também incorpora uma nova forma de processamento da folha, que evita esforços físicos por parte dos produtores. O primeiro protótipo do equipamento foi concebido em 1987.

A cultura do sisal está distribuída em uma área de 260 mil hectares e é fonte de renda para cerca de 150 mil famílias no Semiárido baiano. A Bahia responde por 94% da produção nacional.

Por: Assessora de Comunicação do Ministro Guilherme Cassel
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE