Implantação do MAC e convênio com a Prefeitura de Bonfim

Transparência Pública de informe à população de Senhor do Bonfim e adjacências:

O Museu de Arte Contemporânea de Senhor do Bonfim é uma ONG sem fins lucrativos, a serviço da sociedade que tem por finalidade levar a Arte Educação, Educação Patrimonial e Educação Ecológica para a população socialmente excluída do universo das artes visuais na região do semi-árido, conservando e divulgando a cultura local.
Desenvolvendo estratégias de interação comunicativa com a arte contemporânea e explorando a comunicação como meio de Integração, buscamos criar ações e programas para grupos diversificados, visando à formação de publico e o incentivo a visitas aos museus. Dividimos nossas ações em frentes de atuação: MAC - Escola e MAC – Comunidades

A Região do Vale do São Francisco no entorno da cidade de Senhor do Bonfim, apresenta uma realidade social, econômica e cultural historicamente associada ao estigma da seca e da pobreza.

O Território chamado Piemonte Norte do Itapicuru, que compreende, além de Senhor do Bonfim, os Municípios de: Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Filadélfia, Antônio Gonçalves tem juntos cerca de 265.000 habitantes.

O território apresenta ainda 275 pontos de recursos minerais cadastrados, dentre esses Minerais e Rochas Industriais – MRI; Minerais Energéticos – ME; Minerais Metálicos – MI; e Recursos Hídricos – RH. Essa riqueza natural contrasta com os baixos indicies de desenvolvimento humano do território, no entanto, acreditamos que, por meio da implementação do Museu de Arte Contemporânea, poderemos contribuir para a potencializarão do desenvolvimento local e regional.

Esses dados apontam na direção de que existe tanto na região do Vale do São Francisco quanto no Piemonte Norte do Itapicuru, competência artística e cultural potencialmente capazes de atuar na melhoria da qualidade de vida no semi-árido baiano, levando lazer, informação, criticidade, cidadania e dignidade aos homens e mulheres de Senhor do Bonfim e Região.

Museu de Arte Contemporânea se reconhece comprometido com a redução da dívida social para com a população em seu entorno, na medida em que possibilitará o acesso de jovens e adultos à arte educação, à educação patrimonial e à educação ecológica, vistas como processo formativo. A rigor, por sermos uma Organização Não Governamental, procuramos atender a essa demanda através da intervenção na área social com a missão de transformarmos a difícil realidade do semi-árido baiano e, para tal, necessitamos do apoio de políticas públicas apropriadas às necessidades locais e comprometidas com a melhoria de vida no nordeste brasileiro. Por essa via, é de se esperar que estratégias educativas alicerçadas a partir da implantação do Museu de Arte Contemporânea possam criar para esta região mecanismos de inclusão social e de desenvolvimento local sustentável, fundados na práxis arte educação, à educação patrimonial e à educação ecológica, cujo lócus seja a realidade do nordeste semi-árido a formação da cidadania e a conquista da dignidade de seu povo.

Atualmente o Museu de Arte Contemporânea encontra-se em sede provisória, no Alto da Maravilha, 233, Rua Dom Antonio Monteiro, aguardando a liberação de espaço no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, para que possamos começar a trabalhar na abertura do museu e assim poder atender a população. Qualquer dúvida ou informação:

museudeartecontemporanea@bol.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE