DUAS POSSES:Educação mantém alto nível, Cultura eleva status para secretaria


A solenidade de posse ocorrida na noite de segunda-feira (12/07), no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho protocolou, sucessivamente, Maria Das Neves e Ivomar Gitânio como titulares das secretarias de Educação e de Cultura de Senhor do Bonfim. Salientou-se o fato de criação da pasta da Cultura e, depois da mesa desfeita houve a exibição de grupos de arte e da Filarmônica União dos Ferroviários. Sob aplusos, o CanoArt (de Igara), ONG Ecokatu, Casa do Aprendiz, Educar sem fronteiras, grupo de Capoeira e Candomblé, o de hip-hop B-Boys e Os caipiras (da Olaria) levaram entretenimento ao evento.

Das Neves

Perfil - Maria das Neves de Aquino Dourado nasceu em Missão do Sahy, num dia 13 de maio. “Sou neta de índio com negro e filha de cafuza com branco. Assumo essa condição e muito me orgulho dela”, reafirmou minutos antes da posse. Filha de pais bonfinenses, nascidos precisamente na Missão do Sahy, foi lá que na infância fez o curso primário. Seguiu a formação de grau médio no Colégio Olga Campos de Menezes, fez o magistério no Colégio Estadual, concluído em 2001, e chegou à universidade pelo Curso de Pedagogia da Uneb / Campus 7, onde graduou-se em 2007. Por ter feito concurso público em 1997, foi convocada em 1999 e assumiu a função de Regente Auxiliar, na Educação Infantil, na Missão. Mais tarde, em 2001, com a conclusão do Magistério passou a professora do Ensino Médio, continuando ainda na Missão. Em 2003, com Carlos Brasileiro na gestão municipal e Rita Braz na Educação, Das Neves foi convidada e assumiu a Coordenação Pedagógica estendida de sua região à Passagem Velha e Bonfim III. Não foram essas suas primeiras atividades de auto-sustentação. Ela tem saudades da antiga cabeleireira que foi: “Independente do que pudesse ganhar, eu tinha vocação, adorava o trabalho de artesã e mantive essa dualidade profissional por algum tempo, sala de aula na semana e salão no fim de semana”. Quando estava na Coordenação Pedagógica regional ocupou a Diretoria de Ensino interinamente por 30 dias e a seguir, com o Professor Paulo Machado na pasta da Educação, ostentou a Coordenação Pedagógica Geral. Na progressão, chegou à posição de Assessora Chefe da Secretaria Municipal de Educação e agora a titular absoluta da pasta. Ela sucede a professora Lílian Teixeira que, por opção, acaba de atender ao chamado de concurso público em que foi brilhantemente aprovada. Aplaudida, após discurso objetivo e direto, tal como se conduz na vida pedagógica, Das Neves mantém intacto o conceito desfrutado pela Secretaria de Educação, de ter sido um reduto por onde tem passado quadros dirigentes de primeira linha da inteligência educacional bonfinense.


Ivomar

Perfil - Ivomar Gitânio Silva nasceu a 25 março de 1972 “no berço da cultura bonfinense”, como ele define a Gambôa. Estudou desde o Pré-Primário na Sacramentinas, onde cedo se organizou em Grupos de Jovens, se fez presidente do Centro Cívico e concluiu o 2° grau. Participou da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Envolveu-se de corpo e alma com o Centro de Pesquisas Regionais, entidade de fins sociais e filantrópicos. Em 94, torna sua curiosidade em pergunta: “De onde vinham aqueles negros, se em Tijuaçú não houve plantação de cana-de-açúcar em escala?”

Trabalha para dar mais organização ao samba-de-lata e aos quilombolas e em 95, já na universidade, elabora “A negra cor da cultura bonfinense”, trabalho acadêmico que ganha condição de projeto e o leva a Brasília, onde inscrito no projeto federal “Rota do Escravo” obtém reconhecimento. Em 96, funda a Unitec – União Universitária para o progresso da Educação e Cultura – uma ONG incentivadora da pesquisa acadêmica, com a qual produziu “Imagens Regionais do Piemonte da Diamantina”, este um documentário fotográfico de belas paisagens naturais “para incentivar o turismo ecológico regional”. “Em 2003, ao lado de Allan Kardecson Dias e Alberto Rocha Neto primeiro pesquisamos partidos políticos e depois resolvemos criar o PC do B em Senhor do Bonfim”, diz Ivomar. Eleito vereador em 2004 ele hoje é membro do PMN – Partido da Mobilização Nacional. “Recebi o convite do vice-prefeito Dr. Aurélio e do vereador Otávio Xisto, me senti honrado e aceitei”. E sua carreira política? “Não sei, sinceramente” – responde ele. “A gente não pode prevê o futuro. Estou voltado inteiramente para o desafio que é a Secretaria. Ivomar, que tinha trancado a matrícula na Uneb, voltou à atividade acadêmica e espera concluir o curso de Matemática em 2011.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE