Choro, canto e sociedade no adeus à dona Aderalcy Brasileiro

Lágrimas, concentração popular, consternação na cidade e canções deram o tom de despedida da dona Aderalcy Lopes Brasileiro, mãe de cinco filhos, dentre eles Adilson Brasileiro (Benito), primeiro candidato pelo PT à prefeito de Senhor do Bonfim, em 1982 e Carlos Brasileiro, duas vezes prefeito municipal em 2001/04 e 2005/08.


Saudade Desde o anúncio, ontem, a morte de Dona Aderalcy movimentou a cidade para o bairro Maristas, onde ela residia com seu esposo Atacias Lopes Brasileiro. A expressão política de membros da família, tendo como referência o economiário Carlos Brasileiro, ocasionou forte presença social no velório.

Na descida do féretro, o ex- padre, prefeito Paulo Machado, gozou da honra de orar pela alma de Aderalcy Brasileiro interpretou comoventemente “a dor da separação e da saudade” reinante nos familiares e amigos.


Canções No ato seguinte e final, Carlos Brasileiro retratou a preocupação futurista de sua mãe com a família, agradeceu à aglomeração de pessoas no Cemitério Jardim da Saudade e aos visitantes vindos de diversas cidades e, tentando apagar o sofrimento, cantou a canção Emoções (Erasmo e Roberto Carlos) preferida da saudosa Aderalcy. Seu irmão Adilson Brasileiro fez idêntica homenagem, cantando a segunda música preferida por dona Aderalcy, Canção da América. Quando embargou a voz, as pessoas seguiram entoando a música de Fernando Brant e Milton Nascimento. Faltavam 10 minutos para meio-dia quando o corpo desceu à cova.


Figuras do povo de bairros, distritos e de fora acorreram à residência e ao cemitério: deputado federal Zezéu Ribeiro, Cecília Petrina (prefeita de Itiúba), Antonio do Terço (prefeito de Jaguarari), Argileu Lima (prefeito de Andorinha) Jurandir Menezes (vereador de Antonio Gonçalves); vereadores Carlos de Tijuaçu, João Carlos Biro-biro, Gilberto Pires (Bel), Lúcia Cerqueira, Gerivaldo Sampaio e Ivan Barbosa; vice-prefeito Dr. Aurélio Soares, Dr. João Araujo, Zé Antonio, Riana Oliveira (diretora do Hdam), Hermógenes Almeida, Ernesto Valota. Entre outros, todo o escalão do governo Cuidando da Nossa Gente e membros da família Lopes Brasileiro.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE