Romaria da Terra e das Águas: 2 a 4 de julho em Bom Jesus da Lapa

Seminário reafirma as tradições e as lutas populares como elementos importantes
A Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa, que será realizado entre os dias 2 e 4 de julho, é uma tradição de mais de 30 anos. Para o evento que mobiliza mais de 7 mil romeiros por ano, a preparação é feita com bastante antecedência. Esse ano, a novidade nos preparativos do evento religioso foi a realização de um seminário na cidade de Ruy Barbosa, durante o mês de março, que reuniu organizadores de várias romarias realizadas no estado da Bahia para refletirem sobre os ritos e a mística presente nesses momentos religiosos.

“O caminho das Romarias é o caminho do povo de Deus. Nesses dias nós reafirmamos que as Romarias são a celebração dos mistérios da Páscoa de Jesus e vimos aonde precisamos avançar para beber mais da fé e da iedade popular do povo nordestino”, explica o assessor do encontro, Claudiomiro Borges. Durante os dois dias de seminário, os participantes puderam compartilhar sobre as histórias e a origem de cada um das romarias ligadas à questão das lutas sociais por terra, água e direitos.

A Romaria dos Mártires na Diocese de Barra, a Missão da Terra de Senhor do Bonfim - a segunda mais antiga depois da Romaria de Bom Jesus da Lapa -, as Romarias da Terra de Itabuna e Ilhéus, a Romaria das Águas de Sobradinho, a Romaria da Terra e das Águas de Ruy Barbosa e a Romaria de Pau de Colher, foram lembradas, juntamente com a história dos lutadores e lutadoras do campo que originaram muitas dessas romarias. “Fazer memória é a coisa mais bíblica e subversiva que há. Para nós cristãos é cumprir o mandato de Jesus, é cumprir o êxodo da passagem”, reflete Claudiomiro.

O lavrador Reinaldo dos Santos foi um dos participantes do seminário. Ele que já esteve presente em oito Romarias da Terra e das Águas é um dos mobilizadores de romeiros do Povoado de Flores, na cidade de Morro do Chapéu. “O que mais me impressiona na Romaria é a luta do povo em defesa da terra”, relata. Para ele, o seminário serviu para saber mais sobre essas manifestações de fé e luta que acontecem em todo o estado. “Gostei do aprofundamento litúrgico. Mostrou que apesar de haver várias mudanças, o que mais importa é respeitar e mostrar a tradição do povo”.

Regina de Carvalho participa há 10 anos da coordenação da Romaria da Terra e das Águas e acredita que as reflexões realizadas no seminário influenciarão em mudanças futuras na Romaria. “Devemos intensificar essa liturgia encarnada com a vida. A liturgia parte da simplicidade e devemos reafirmar isso”, explica. Para Claudiomiro, os relatos dos agentes e das pessoas envolvidas com as Romarias ajudaram a reafirmar o compromisso com a justiça e a reforma agrária. “As Romarias expressam o mundo de igualdade e fraternidade que queremos”, finaliza.
Serviço:
O que: Romaria da Terra e das Águas
Onde: Bom Jesus da Lapa-BA
Quando: 02 a 04 de julho de 2010
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE