Prefeito de Bonfim vence destaque do Prêmio Sebrae e é finalista nacional


O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, venceu o “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” na categoria destaque temático “Implantação da Lei Geral”. A premiação aconteceu ontem à noite (29), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, em Salvador. Agora, ele vai para a disputa nacional da categoria, em Brasília, no próximo dia 19 de maio.

A premiação dos gestores municipais que incentivaram e deram apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas em suas cidades aconteceu em Salvador, contou coma presença de diversas autoridades. Dentre eles estavam o anfitrião da noite, o diretor superintendente do Sebrae Bahia (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Edival Passos e os convidados: o diretor regional da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, João Lopes, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Álvaro Gomes, o secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o deputado federal Daniel Almeida, o superintendente da Caixa Econômica Federal Aristóteles Menezes, e os presidentes da União dos Municípios da Bahia (UPB), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Bahia (Abrasel) e da Junta Comercial do Sebrae BA, Roberto Maia, Luiz Henrique do Amaral e Carlos Henrique Martins, respectivamente.

Para o prefeito Paulo Machado, o prêmio mostra que Senhor do Bonfim está num bom caminho no incentivo às micro e pequenas empresas e o reconhecimento pelos esforços na área. “Estamos muito felizes com essa vitória, pois concorremos com grandes municípios, que possuem muitos recursos e que podem inovar realmente em todas as áreas. Além disso, hoje assumimos o compromisso de avançar e aperfeiçoar muito mais com a implantação da Lei Geral e criar novos empreendimentos que consolidem este regulamento”, comemora Machado. Ele acrescenta que os bonfinenses podem se orgulhar desse prêmio, “pois essa não foi uma conquista só de um prefeito, mas de uma comunidade, é uma luta histórica que vem sendo desenvolvida contemporaneamente”.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, os doze finalistas podem considerar vencedores de uma prática, de uma gestão empreendedora. Ele aproveitou o momento para falar um pouco de Bonfim e do prefeito Paulo Machado. “Senhor do Bonfim tem demonstrado ser um município profundamente empreendedor e a política pública tem contribuído de sobremaneira para isso, tanto na gestão anterior, com Carlos Brasileiro, quanto na atual, com o professor Paulo”, diz o diretor.

Segundo Passos, o objetivo do Sebrae com esse prêmio é tentar convencer os prefeitos a inserirem dentro da agenda de gestão local a questão do desenvolvimento econômico de cada município. “Hoje em dia, os gestores municipais não podem ficar esperando que o desenvolvimento econômico de cada cidade seja uma atitude dos governos federal ou estadual. Esse tempo já passou!”, alerta. Ele completa que os prefeitos precisam entender que os municípios têm potencialidades e riquezas naturais, vocações locais que devem ser trabalhadas. “Eles também devem buscar se articular com instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico. Isso muda a cara da cidade e recupera, reabilita a autoestima dos munícipes. Não é necessário só pensar em verbas, mas tomar iniciativas, desenvolver políticas públicas (gerar projetos e entender as vocações locais)”, finaliza Passos.

Concorrência nacional – Paulo Machado garante que, em 2011, Senhor do Bonfim concorrerá mais uma vez ao Prêmio. “Desta vez estaremos mais organizados, inovadores e ousados. Antes disso, estaremos em Brasília para buscar a premiação nacional no destaque temático Implantação da Lei Geral. Agora é torcer para que o nosso município obtenha mais esta vitória”, finaliza.


Senhor do Bonfim apresentou oito projetos para concorrer à premiação: 1) Implantação da Lei Geral; 2) Projeto Parque da Cidade; 3) Projeto alto Bonito; 4) Projeto Biblioteca Itinerante; 5) Credibahia; 6) Projeto Inclusão de Jovens Empreendedores; 7) Laticínio do Quicé; 8) CredBonfim.



VENCEDORES:


Destaques temáticos

Implantação da Lei Geral: Paulo Batista Machado (Senhor do Bonfim)

Desburocratização: João Henrique Carneiro (Salvador)

Formalização de empreendimentos: João Henrique Carneiro (Salvador)

Médias e grandes cidades: Moema Gramacho (Lauro de Freitas)


Prefeitos empreendedores:

1º lugar: Moema Gramacho (Lauro de Freitas)

2º lugar: João Henrique Carneiro (Salvador)

3º lugar: Humberto Santa Cruz (Luis Eduardo Magalhães)
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE