Missão do Sahy inaugura novo dia de feira em defesa da economia local

Missão do Sahy... dos Urupês... da data histórica de 1697... do Mosteiro das Carmelitas... do Monte Tabor... de nobres reminiscências... inaugurou ontem, sexta-feira, uma feira livre que na opinião de todos – comunidade local e governo municipal – “veio para ficar”. Ou seja, para firmar-se de vez ali, na Praça Otaviano da Anunciação, por todas as sextas-feiras.

A venda de mercadoria no local existia há cerca de quatro décadas, espontânea e aos domingos. Feira local acontecendo um dia depois da de Bonfim (10 km) não vende. “O comércio não cresce. Trabalho e atividade pra renda não aparecem no lugar”. Para resolver a questão o Governo Cuidando da Nossa Gente se juntou às entidades do povoado de herança indígena e coletivamente decidiram que a inauguração seria um ato lógico de reordenação, afirmação, ampliação e consolidação. E assim a inauguração se deu com uma feira “pujante”, como disse o prefeito Paulo Machado sob aplauso generalizado.

Era digital – Ele anunciou mais obras no lugar. “Na festa de Aniversários de Bonfim (28/5 próximo) vamos colocar a Missão do Sahy na era digital, inaugurando aqui o Centro Digital de Cidadania” que está em funcionamento experimental. E avisou que depois das 35 casas que estão em construção e da revitalização do aldeamento (mais casas lá também) o sonho da população de construção da Praça (da Igreja Católica) está na pauta de sua gestão.

Quase todos os 36 barraqueiros cadastrados montaram seus negócios e cedo venderam suas mercadorias, 90% delas vindas da agricultura familiar da terra, informou Reinaldo, presidente do STR de Senhor do Bonfim. Da decisão de mudança participaram igrejas, associação de moradores, ong, comerciantes, feirantes, STR, escolas, etc. A democracia apontou 68 votos a favor, 24 contra e quatro abstenções. Nessa sexta feira, o coro pelo sucesso da feira parece ter eliminado qualquer oposição.

10h da manhã – O vendedor de confecções Betinho (40) foi logo dizendo: “Prá mim a primeira sexta feira já deu mais certo vendi mais do que nos domingos”. Ele vende calça, short, calcinha, camisa, toalha, bolsa. Unissex. Sua animação é apontada a dedo: Ali está vendendo alumínio, lá adiante é barraca de DVD. Aquela lá é mel e o peixe aqui é a primeira vez. Tem barraca de bolo, de mingau, tudo feirante novo e mercadoria nova”. Tailane Oliveira Lima tem só 14 anos, orientada pela mãe começou hoje com doces e salgados. To no princípio, já vendi muito e quero continuar”.

Falaram ao público: Claúdio Nunes, elogiado pelo empenho em revitalizar a feira; o professor Clício de Souza de Oliveira, que reclamou por mais investimento; a coordenadora da Semec, Maria da Neves, convidando a juventude local que tem ou cursa o 2° grau médio a se matricular no dia 11/05 em cursinho pré vestibular, fruto de parceria da Prefeitura Municipal com a Uneb (Universidade do Estado da Bahia); e os populares Rubinho e Dominguinhos. Presentes: Carlos Brasileiro, ex-prefeito; Jonilton, administrador municipal do povoado; João Assis, coordenador da ong Caumis; comerciantes locais, visitantes e moradores.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE