O encontro do MPA começa com animação e debate




Nesta sexta-feira (05/03) iniciou oficialmente o VI encontro do Movimento dos Pequenos Agricultores na Bahia. Alguns problemas nos ônibus mais distantes atrasaram o começo do evento, que era programado para oito horas de manhã.

Porem, as atividades se iniciaram com uma mística na parte de fora do Ginásio de Esporte Paulo de Braga, içando as bandeiras, cantando e puxando diferentes gritos de ordem.

Logo depois chegou a mesa de abertura com representantes do MPA Bahia e o MPA Brasil, os movimentos parceiros CPT, CETA e MST, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o grupo de Economia Popular Solidária, a AATR (Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais) e como representantes da Prefeitura da Cidade de Senhor de Bonfim, o Secretario de Agricultura o Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores.

As falas ressaltaram a importância do campesinato frente aos avanços do agronegócio e o sistema capitalista. O advogado da AATR insistiu que “precisamos reafirmar agricultura camponesa, nesse cenário de um sistema explorador”. E Daniel, um dos germinadores do MPA, lembrou o poema de Bertolt Brecht que fala das pessoas que lutam dia a dia.

Na parte da tarde estão programadas as primeiras palestras com um analise de conjuntura e a memória do MPA, no nível estadual e nacional. Também vai acontecer o lançamento da coleção da Historia Social do Campesinato no século XXI.

Na noite vai ser para a Jornada Socialista, uma mística especial; e depois vai ter a Exposição da Feira Camponesa e as apresentações culturais com cantoras e cantores da terra.

Oficinas

Amanhã é o dia das oficinas mais praticas. Teatro, agro ecologia, gênero, terra e água, identidade camponesa, medicina alternativa, educação camponesa, mística, comunicação e auto sustentação. As famílias irão ser dividida em grupos, para debater e compartilhar experiências sobre estes diferentes assuntos. Na tarde, cada grupo apresentará os trabalhos e conclusões na plenária.

Na noite a Feira vai continuar, e a animação vai ser o forró com o Trio Alvorada.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE