Industrialização do leite e abatedouro são “viáveis”, diz Edmon em Bonfim e dizem todos

O encontro de gestores regionais com o secretário de estado Edmon Lucas, da Sedir, hoje, no auditório da Câmara Municipal ofereceu viabilidade de implantação da tanto da “Unidade de beneficiamento do leite e produtos derivados”, como do “Abatedouro de animais de pequeno porte”. Para garantir melhor estas reivindicações, o engenheiro Juvenilson Passos da CAR / Juazeiro representou a instituição em confirmação dos seus serviços aos municípios.

Diante do Prefeito Paulo Batista Machado, que fez a análise inicial e de mais de 30 representantes de municípios da região, o diálogo se estabeleceu. O lema mais fundamental para assegurar a indústria de beneficiamento do leite e o matadouro foi a real demonstração de desejo de realização dos órgãos do estado, por um lado, e de “vontade política da região” por outro. “Mas é imprescindível que haja participação e discussão” ou seja diálogo entre as diversas prefeituras, repetiu várias vezes Edmon Lucas.

Assim falou Edmon

– Nós não fazemos ofertas, apresentamos propostas para que elas sejam debatidas pela comunidade. Por isso coloquei o exemplo de Coaraci, no sul da Bahia, para que ele seja discutido aqui, em termos de cooperativa e de envolvimento das partes interessadas no processamento do leite e seus derivados. Podemos iniciar com 10, 15 mil litros de leite/dia arregimentados nas oito ou dez cidades da região. Mas podemos chegar a 92 mil litros ou mais, porque o projeto é modular. Há prazos. O governo do Estado quer fazer. “A viabilidade depende apenas da vontade política da região.

Abate e Quicé

– O prefeito Paulo Machado me disse que tem uma planta para um abatedouro de pequeno porte. Se ela for compatível com os recursos que técnicos da CAR possam aprovar, também viável,. Eu já vim a Bonfim oito vezes, duas das quais fui ao Quicé e me encantei com a quantidade e a qualidade do trabalho desenvolvido ali. Não parece ser produto de um áspero semi-árido. Quero que essas iniciativas dêem certo. Elas são necessárias – Exprimiu em entrevista fina o titular da Sedir.

Geri: “é viável”

Presente em tempo integral, o vereador Gerivaldo Sampaio representante da região, declarou-se confiante na viabilidade dos projetos. “Não tenho porque duvidar. A forma como o secretário Edmon expôs os planos, pedindo discussão e participação dos interessados me deixa crer que podem se realizar a unidade que tratará do leite e seus derivados, e o abatedouro para animais de pequeno porte”.


Entre autoridades presentes ao ato: prefeito Paulo Batista Machado; vice-prefeito Aurélio Soares; representante da CAR / Juazeiro, Juvenilson Passos; chefe de Gabinete da Sedir, Emanoel Lima; vereadores de Senhor do Bonfim: João Carlos Bernardes (Pré. Câm), Laércio Muniz, Gerivaldo Sampaio, Gustavo Miranda, Carlos de Tijuaçu, Gilberto Pires (Bel); prefeito de Ponto Novo, Andeson Luz; vereador de Capim Grosso, Vivaldo Silva; secretário do Meio Ambiente de Andorinha, Paulo Roberto; secretáio da Agricultura de Campo Formoso, Josan Cláudio Gomes; representante prefeito de Caldeirão Grande, Maurício Santana; representante do Prefeito de Pindobaçu, Valdeniir Muricy; chefe de Gabinete de Campo Formoso, João Barreto, etc. E a imprensa: TV–TBL, Rádio Rainha FM e Caraíba.

Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE