Prefeitura e Univasf trazem museu itinerante a Bonfim



Por acordo cultural realizado entre o governo Cuidando da Nossa Gente e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf / Petrolina), a cidade de Senhor do Bonfim vai receber, pela primeira vez, a visita do Museu Itinerante de Anatomia Animal que durante os dias de segunda e terça-feira, (hoje e amanhã) estará expondo no espaço do Calçadão sua variada coletânea de fósseis da região e extra-regional.

Mostrando animais empalhados, esqueletos ou crânios de cães, onças, antas, macacos, porquinhos da índia e até de aves, o Museu Itinerante vem percorrendo, desde 2007, diversas cidades do Nordeste. Só em Petrolina o museu já foi visitado por mais de 40 mil pessoas. A metodologia utilizada consiste na coleta de animais mortos que depois de tratados pelo processo de taxidermia ficam com aparência de vivos.

Mortos-vivos

Segundo o professor Aldrin Vila Nova, coordenador deste evento, a exposição vai mostrar o fruto de pesquisas e experiências científicas desenvolvidas no Laboratório da Univasf por outro professor – Marcelo Faria, o idealizador do projeto. Um dos objetivos é levar informação histórica e cultural para as escolas e comunidades.

Ele concorda que em países menos desenvolvidos os museus convencionais são pouco visitados e que, por isso o Departamento de Anatomia Animal de sua universidade está levando a produção científica às comunidades e áreas publicas. “Museus itinerantes são visitados por um público três vezes maior do que os fixos”.

Protegida por toldos, a exposição se utilizará de mesas apropriadas para exibir peças menores e de protetores de solo para fósseis e animais empalhados maiores. A equipe responsável pela exposição é composta de um professor de Anatomia Animal e de 10 alunos da Univasf / Petrolina.

Local: Calçadão.

Dias: 22 e 23/02/2010.

Horário: das 8 às 18h.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE