2ª Mostra do Umbu foi rentável à agricultura familiar

A exposição de produtos que abriram na manhã desta sexta-feira (19) a 2ª Mostra do Umbu estava prevista para se encerrar às 16 horas. Porém, a maioria dos mais de 20 produtos acabou logo no começo da tarde.

Às 15 horas, o som da sanfona continuava alegrando o ambiente do Calçadão, mas ao longo dos sete toldos estendidos quase metade das mesas já estavam desmontadas. O Secretário de Agricultura Raimundo Freitas, Rê, Rita e outros organizadoeres também concordavam que os produtos são saudáveis e vendem bem.

A agricultora Maria Ozana já tinha comercializado toda a geléia, umbuzada e beijinho. “Agora só temos alguns pik-niks, informou”. Ela é do Cazumba, veio de lá com sua equipe e também desmontava a barraca. Os quatro tipos de produtos são feitos pelo grupo, que coleta, produz e vende. “Lá na comunidade é essim – disse ela – a gente trabalha em grupo de três, quatro e depois divide”.

Tal o grupo do Cazumba, 16 outras comunidades rurais de Senhor do Bonfim tomaram parte da Mostra. Eles não só colhem o fruto. Tomam cursos sobre o cultivo e o trato do umbuzeiro, sobre técnicas de enxertia para alcançarem frutos “gigantes” de 50 gramas e têm planos. Rita de Cássia, uma das coadjuvantes, vê a Mostra como intercâmbio para desenvolver a economia solidária e projetos educativos a serem alcançado pelos trabalhadores rurais do município e região.

A idéia de Mostras foi desenvolvida pela primeira vez em março de 2009, quando o prefeito Paulo Machado apostou nesse caminho para gerar emprego, desenvolvimento e renda no campo. Ao visitar a 2ª Mostra, ele verificou de perto o êxito do evento, saudou aos participantes portando um punhado de frutos do umbuzeiro e repetiu a histórica descrição de Euclides da Cunha: árvore sagrada do sertão.

Produtos:

São todos de umbú: Doce de umbu - Cremosinho de umbu – Pudim – Umbuzada – Tortinha – Musse – Compota – Vinho - Geléia – Bolo – Licor – Calda – Geladinho – Polpa – Suco – Brigadeiro – Beijinho – Pik-nik , etc.

Comunidades presentes:Sitio da Umburana, Barra, Tapuia I, Maria Preta, Cazumba, Acampamento Sol Nascente do Seindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, Caldeirão de Dentro, Pereiros, Lagoa Velha, Queimado, Lagoa do Boi, Gameleira.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE