Grandiosidade da procissão e despedida dos redentoristas no auge da Festa do Padroeiro

A homenagem ao Padroeiro Senhor do Bonfim prestada pela Igreja Católica neste segundo domingo de janeiro se expressou nas ruas pela grandeza da procissão e, depois desta, em frente à Catedral Diocesana pelas comoventes celebrações de despedida da Congregação do Santíssimo Redentor. De 18 padres dessa ordem católica que ao longo de 19 anos residiram em Senhor do Bonfim, os três últimos – padres Lécio, Gilson e André – estão deixando a Paróquia e seguindo para cidade do sul do estado da Bahia, onde continuarão a atividade missionária

Festa religiosa de tradição secular em Senhor do Bonfim, a procissão formada por múltiplas alas da militância católica, teve à frente a grande viatura do Corpo de Bombeiros e percorreu perímetros centrais da cidade sob a disciplina da fé cristã. A marcha conduzindo o único andor coberto de flores levava a imagem “especial” de Senhor do Bonfim, “reservada apenas para esse momento anual consagrador”. Em diversos pontos os religiosos pararam em orações, sob a euforia de louvores e palmas durante o trajeto.

O Padre André Skoczen, que após longa titularidade na Paróquia de Senhor do Bonfim está prestes a transferir-se para discursou pouco depois da chegada da procissão à matriz paroquial. Historiou as circunstâncias que trouxeram os redentoristas à Paróquia e à cidade de Senhor do Bonfim. Reafirmou a missão dos redentoristas de “levar a palavra aos mais humildes e abandonados”. Precisamos nos amar, uns aos outros, disse.

O ex-padre, prefeito Paulo Machado, se dirigiu aos redentoristas como missionário abnegados, que plantaram esperanças entre nós, “renovando a alma bonfinense para uma comunhão de ações generosas: espirituais, morais e sociais”. E os homenageou na parábola bíblica do “repartir do pão” e num belo poema da célebre Cecília Meireles.

Os padres que se despedem disseram de sua obra social, de que “o povo tem sede de justiça”. No encerramento, o Bispo Dom Francisco Canindé Palhano, que presidiu toda a festa ao Padroeiro Senhor do Bonfim, reconheceu num dos seus resumos que “os missionários redentoristas foram aqueles que fizeram a história da evangelização dos nossos paroquianos”.

Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE