SAÚDE: Epidemiologistas abrem encontro de nível direcionado para hepatites virais

Uma elite de pouco mais de 50 profissionais, basicamente médicos, enfermeiros, odontólogos deu início por todo o dia de ontem (25) a mais esperada Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais, em Senhor do Bonfim.
A atividade, organizada para durar três dias (26 e 27/11 também), sob patrocínio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica de DST / HIV / AIDS, tem a parceria dos governos Estadual e Federal; foi pensada para atualizar no mais alto nível a teoria e a prática dos profissionais que atuam na principal fronteira de combate às hepatites virais na cidade e região.
A participação do técnico do Programa Nacional de Hepatite Viral, Thiago Amorim, apontado como “essencial” e vindo de Brasília, se somou a nomes do âmbito do Estado e autoridades em hepatites A, B, C, D e E – o que “elevou o valor da capacitação” segundo a Coordenadora Maiane Farias Jambeiro.
Região
A quantidade de informações e a qualidade de seus conteúdos tornou indispensável a participação de Jaguararí, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Antonio Gonçalves, Ponto Novo, Andorinha e Itiúba cidades alinhadas a diretrizes de saúde da 28ª Dires.
O esforço dos nossos epidemiologistas para “repensar formas avançadas de enfrentar as hepatites virais” como foi dito na saudação de abertura pela manhã, teve respostas imediatas. A secretária de Saúde Gorete Braz já adiantava que “esse tipo de aprofundamento era um prêmio duplamente dirigido, ao aperfeiçoamento dos profissionais e ao merecimento da população”.
Infra
Na abertura da Capacitação, o gestor Paulo Machado confrontou situações de incidência das hepatites e de certas endemias com a ausência de infra-estrutura na maioria das cidades de nossa região. Só para fazer o saneamento básico em Senhor do Bonfim o orçamento chega a R$ 20 milhões, cifra muito acima das possibilidades municipais. “Temos que atuar na prevenção, no controle, e capacitações competentes são medidas administrativas alentadoras e indispensáveis”.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMSB
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE