Primeiro Mutirão de Cirurgias aconteceu no HRJ


O Hospital Regional de Juazeiro - HRJ, gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, iniciou dia (06) o primeiro mutirão de cirurgias, que aconteceu até sábado (07). A intenção foi atender pessoas com problemas de vesícula, hérnia, com lipomas, sinais, quelóides.
No primeiro dia foram realizadas 30 cirurgias, e hoje aconteceram mais 70, totalizando 100 procedimentos. Uma equipe multiprofissional formada por seis médicos cirurgiões, três anestesistas, 59 profissionais de enfermagem, além das equipes de apoio, Laboratório, Farmácia, Nutrição, entre outros setores, somando 150 profissionais envolvidos na ação, foi preparada para atender os usuários selecionados para estes procedimentos.
Somente para este primeiro mutirão, cerca de 500 exames laboratoriais foram feitos, além de 211 consultas com o cirurgião geral; aproximadamente 100 exames cardiológicos e outros 100 eletrocardiogramas, todos de usuários aptos a participarem do mutirão.
Morador do bairro Mussambê, em Juazeiro, José Roberto Rocha Júnior, de 30 anos, aguardava há um mês a operação. “Minha namorada foi quem identificou a hérnia na barriga. Procurei o Hospital Regional e agora vou resolver o problema”, disse.
Francisco da Costa, de 55 anos, mora no município de Sobradinho e esperava há um ano pela cirurgia de hérnia. “Felizmente aconteceu o mutirão. Fiz os exames e finalmente serei operado”, comentou enquanto aguardava para ser levado ao Centro Cirúrgico.
TRIAGEM - A triagem, que selecionou os primeiros participantes do mutirão, teve início no dia 19 de outubro no ambulatório do Hospital Regional. Na mesma semana, o número total de cirurgias eletivas já havia sido alcançado.
Na próxima semana (13 e 14) acontece outro mutirão, com mais 100 cirurgias. As inscrições serão abertas a partir da segunda-feira, dia 9. De acordo com o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques, novas ações como esta, devem acontecer. “Até o final do ano outro mutirão vai ser realizado para atender outras especialidades, como urologia. As datas ainda serão definidas”, informou.
O coordenador do mutirão, o cirurgião Breno Cavalcante, lembra que as cirurgias mais complexas continuam acontecendo regularmente no HRJ, assim como as eletivas agendadas. Diariamente são realizadas cerca de seis cirurgias na unidade hospitalar.
Ainda na manhã de sexta-feira, o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, visitou o hospital e os primeiros pacientes que aguardavam a cirurgia. A Secretaria apoiou a iniciativa, encaminhando por meio dos postos de saúde pacientes para a realização da triagem no ambulatório do HRJ. “O mutirão será eficaz na queda da demanda reprimida por cirurgias mais simples, isso somado aos atendimentos normais de cirurgias eletivas de casos mais complexos encaminhados pela Secretaria de Saúde ao hospital”, destacou.

fonte:DR
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE