Hospital Regional de Juazeiro completa quatro meses com resultados positivos

Quatro meses depois de inaugurado, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) contabiliza mais de 11.900 atendimentos, somente na emergência. No mesmo período, foram realizados 830 internações e 2.622 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades.

Inaugurado em julho deste ano, o HRJ integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A unidade possui 134 leitos e perfil assistencial de hospital com atendimento cirúrgico, clínico, pediátrico e de queimados.

O hospital realiza nesta sexta-feira (13) e no sábado a segunda etapa do mutirão de cirurgias, iniciado nos últimos dias 6 e 7, que viabilizou na primeira etapa 97 procedimentos, entre cirurgias de vesícula, hérnia, retirada de lipomas, de pequenos sinais e de queloides. Na segunda etapa, a previsão é de que sejam feitas 100 cirurgias. Todos os pacientes atendidos no mutirão são selecionados e submetidos a exames.

O primeiro procedimento feito no centro cirúrgico do HRJ aconteceu em setembro – uma cirurgia de vesícula que beneficiou uma paciente de 17 anos. Desde então, foram realizadas 260 cirurgias de baixa, média e alta complexidade em pacientes encaminhados por médicos da rede municipal de saúde, por meio das unidades básicas.

O HRJ ocupa uma área de sete mil metros quadrados, distribuídos em 58 leitos de clínica médica, 29 de clínica cirúrgica, 17 de pediatria, dez de UTI geral, dez para atender queimados e dez de semi-intensiva.

Inicialmente, o perfil assistencial da unidade é de hospital com atendimento cirúrgico, clínico, pediátrico e de queimados, além do Serviço de Verificação de Óbitos. Também é prestado atendimento de urgência e emergência durante 24 horas, atendimento ambulatorial, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, entre outros.

Dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de regionalização da assistência, o HRJ veio contribuir significativamente para desafogar os hospitais de Salvador, distante cerca de 500 quilômetros de Juazeiro.

Para a construção do hospital, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) investiu cerca de R$ 26 milhões, sendo R$ 6 milhões na compra de aparelhos e equipamentos de última geração.

Além de Juazeiro, a unidade presta assistência à população dos 27 municípios da região do Baixo Médio São Francisco e de outros 28 municípios pernambucanos que compõem a primeira Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE