Deputado da AL-BA quer isenção de taxas para doadores de sangue


Uma proposta de lei apresentada pelo deputado estadual Sérgio Passos (PSDB), na Assembléia Legislativa da Bahia, busca isentar o doador de sangue do pagamento das taxas de inscrição em concursos públicos realizados pelo estado.

Na justificativa do projeto de lei nº 18.402/2009, o parlamentar baiano, que também é médico, explica que apesar das campanhas de incentivo a doação de sangue, as entidades coletoras estão, constantemente, com seus estoques em níveis abaixo do ideal. Passos ainda acrescenta que o objetivo da lei seria incentivar doadores potenciais para, desta forma, aumentar os estoques dos bancos de sangue da Bahia.

Ao ser questionado sobre o prejuízo que a lei traria aos cofres públicos, Sérgio Passo explicou que, como somente uma pequena parte da população está apta a doar sangue, a lesão no erário seria muito pequena. Primeiramente, o projeto será avaliado pela Comissão de Constituição de Justiça e por outras comissões temáticas da AL-BA e depois pode seguir para votação no Plenário da Casa.

Assunto relacionado:
25 de Novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue
Medo ou ignorância

Sou quase capaz de apostar que você nunca doou sangue! Estou errado? Então você é uma das escassas exceções. Mas é muito mais provável que eu esteja certo, e que você seja mais um elemento que compõe a regra, mais um número da massa de não doadores. Já parou para se perguntar por que? Ou melhor: já parou para se perguntar porque não? Caso você não tenha qualquer restrição séria de saúde para ser um doador, é bem possível que você nunca tenha entrado num posto de coleta de sangue ou por medo ou por ignorância. Tanto um quanto outro motivo merecem nossa atenção e nossa compreensão. Mas não nossa aceitação.
Assim, em pleno século 21, é necessário que mitos sejam derrubados para que nós, seres de uma sociedade que se acostumou às transmissões de tv via satélite, que carregamos um celular, que usamos o caixa eletrônico do banco, possamos romper com medos e receios que têm como fundamento apenas a imaginação.

Então, saiba e acredite de verdade que:

Doar sangue não faz o doador engordar.
Doar sangue não faz o doador emagrecer.
Doar sangue não engrossa e nem afina o sangue.
Doar sangue não vicia, não obriga a ninguém doar pelo resto da vida.
Doar sangue não afeta o período menstrual.

E saiba também:

Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar.
A mulher pode doar durante o período menstrual.
Dietas para emagrecimento não impede a doação.
Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar.
Quem tomou analgésico pode doar.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, seja um doador!

Gostaria através deste texto, agradecer aqueles que com um simples gesto demonstram profundo respeito ao próximo e enorme consciência social, ajudando anonimamente aos que precisam.

Em Senhor do Bonfim você pode ser um doador dirigindo-se ao HEMOBA, localizado ao lado do Hospital Regional na Praça Duque de Caxias.
Agora com mais disponibilidade de tempo para que você possa ser um doador.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE