Em Campo Formoso é queimado (Mil e Duzentos quilos de Carne).


“Venham ver, tão tentando entregar carne podre no frigorífico N. J.” gritava eufórico um homem na porta do Portal Esmeralda. Imediatamente a Equipe deste site saiu em disparada para averiguar a notícia. Qual não foi a surpresa, ao chegarmos lá e constatarmos um grande número de pessoas gritando: “Carne podre, carne podre”. Era o movimento orquestrado pelos donos de açougues de Campo Formoso denunciando uma prática comum pelo FRIBARREIRAS, a entrega de carnes em estado de deterioração, fato que já ocorreu outras vezes. Os comerciantes de carnes, conscientes do risco da ingestão de carne estragada, protestavam e jogavam as carnes no lixo, arcando com o prejuízo. Desta vez foi diferente. Protestaram e chamaram a vigilância sanitária. Imediatamente o Dr. Fernando Mônaco, Coordenador da vigilância sanitária em Campo Formoso, médico veterinário, único profissional que pode emitir laudos sobre a condição de consumo de leite, carnes e derivados, constatou in loco, o estado putrefato da carne que já estava sendo entregue no estabelecimento, e logo acionou a Polícia Militar. Em questão de minutos o Tenente Príncipe chegou com a sua guarnição, e demonstrando experiência e competência para gerenciar situações de conflito, acalmou os comerciantes e conduziu o veículo, o motorista e os dois carregadores que faziam a entrega das carnes, ao complexo policial. Já na delegacia, foi emitido um laudo atestando que a carne estava em deterioração e que isso provoca um risco à comunidade, então o delegado Dr. Cezar Romero, deu voz de prisão em flagrante ao motorista e seus auxiliares. Constatado que o caminhão já tinha realizado outras entregas, a equipe da vigilância sanitária foi em busca da mercadoria nos endereços fornecidos para evitar a comercialização e o consumo. Voltou com o volume total de MIL E DUZENTOS QUILOS de carne estragada. No caminhão estavam aproximadamente mais CINCO MIL QUILOS de carne podre.

“A vigilância Sanitária de Campo Formoso é responsável somente pela fiscalização do ponto de venda da mercadoria”, esclareceu à nossa equipe o Dr. Fernando Mônaco. A fiscalização do abate e do transporte é responsabilidade da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). O superintendente da ADAB em Senhor do Bonfim, o Dr. Yuri Andrade, deslocou uma equipe de Bonfim para inspecionar a carne que ainda estava no caminhão. NUNCA foi feito na Bahia uma apreensão tão grande de carne estragada, e o pior, já estavam com o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) do ministério da Agricultura.

A perplexidade tomava conta de todos na praça da cidade, pois em 2008 e também em 2009 a promotora pública Dra. Renata Dacash, promoveu um fuzuê na cidade de Campo Formoso, junto com a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) para, em nome da proteção à sociedade, impedir o abatimento de carne sem uma fiscalização, pelos “machantes” do município, limitando assim a venda de carne em Campo Formoso, aos frigoríficos de grande porte, que só existem fora da área geográfica do nosso município. Na prática, impedia que o pequeno abatedor atuasse; favorecendo aos grandes grupos econômicos, garantindo que teríamos carne de boa “qualidade”. Por isso cidadãos foram levados à delegacia porque exerciam uma profissão antiga que passou de pai para filho, MACHANTE. A promotora, Dra. Renata Dacash, foi embora, mas deixou a população nas mãos de um frigorífico que atendia as especificações da Adab, o FRIBARREIRAS. O tão sonhado matadouro, é muito caro para estimular qualquer investimento particular; e um investimento público... bem, a prefeitura só tem dinheiro para funcionar meio período, mas cobra os impostos em período integral. Se o caminhão do FRIBARREIRAS tivesse feito a entrega no período da tarde, certamente teria sido bem sucedido, pois os veterinários da vigilância sanitária, Dr. Fernando Mônaco e Dra. Carol Pessoa, que tiveram seus salários reduzidos pela metade, tiveram também sua carga horária reduzida em 50 %. A proteção da saúde dos moradores de Campo Formoso fica agora, só metade do dia recebendo vigilância, mas continuam pagando os impostos o dia inteiro, a durante a noite também.



Enquanto isso, o caminhão continuava no complexo policial, onde o Delegado no uso de suas atribuições legais, estabelecia a fiança para o motorista e seus dois ajudantes. Aproximadamente 2.240,00 reais por cada um deles. As fianças foram pagas imediatamente pelos representantes do FRIBARREIRAS, que já haviam chegado a Campo Formoso.

Ficou determinado pela ADAB, o exame e a incineração de toda a carne imprópria para o consumo, que foi apreendida nos estabelecimentos e que ainda estava no caminhão. Os estabelecimentos que já tinham recebido a carne estragada e que também ajudaram na denúncia foram: Açougue N. J.; Frigorífico do Facão; Frigorífico Boa União; Casa de Carne Santa Luzia. Os comerciantes foram unânimes em declarar que é um absurdo um fato como este ainda acontecendo, depois de toda a garantia dada pela ADAB e pelo ministério público. Todos estes estabelecimentos e seus proprietários merecem os nossos respeitos e agradecimentos, se não fosse a idoneidade deles, certamente estaríamos novamente consumindo carne contaminada. A incineração aconteceu na manhã de quinta feira, no lixão da Caraíbinha do Pão, e foram necessários 250 litros de gasolina para torrar mil e duzentos quilos de carne podre.

Em entrevista à nossa equipe o Dr. Fernando Mônaco, chefe da vigilância sanitária explicou que esta carne podre, se consumida, poderia causar doenças como Colibasilose, brucelose (causadora da infertilidade e abortos em humanos e animais), salmonelose, neurocisticercose , tuberculose, aftosa e até a morte. Diante do risco que fomos expostos e da indignação pública devemos fazer alguns questionamentos para a nossa reflexão.

1 – A ação da ADAB e da Dra. Renata Dacash, promotora pública, impediram que dezenas de profissionais do abate de carne continuassem trabalhando em Campo Formoso. A explicação era que o estado daria garantias acerca da qualidade da carne que seria comercializada. São estas as garantias? Essa é a qualidade da carne que merecemos? É o FRIBARREIRAS mais idôneo e higiênico que os nossos machantes?

2 - Continuamos pagando impostos em período integral, dia e noite. A vigilância sanitária continuará trabalhando somente meio período com salários reduzidos? Os administradores do município, que fazem bem menos que os vigilantes sanitários, também tiveram seus salários reduzidos? E se os caminhões da FRIBARREIRAS e de outras empresas que fazem entregas em Campo Formoso resolveram vir à nossa cidade somente no período da tarde, quem irá fiscalizá-los?

3 – Estes comerciantes de carnes foram honestos, mas e se os outros não foram? Será que o bife de ontem ou o churrasco de domingo não trará conseqüências funestas? E se este caminhão passou na cidade onde moram os nossos queridos parentes e amigos? Como saber se alguns dos atuais problemas de saúde que nos assolam já são conseqüências de outras viagens deste caminhão à nossa cidade? Esta carne fazia parte da merenda escolar? Era a mesma carne servida no hospital, delegacia e postos de saúde?

4 – Com o poder público funcionando somente pela metade, os impostos em tempo integral, e médicos sendo demitidos, onde buscaremos atendimento para os casos decorrentes da carne podre?

5 – Ainda será o FRIBARREIRAS o nosso ÚNICO fornecedor de carne “carimbada” com o selo SIF?

6 – O Estado pode se auto processar? O que fará a promotoria pública? Processará a ADAB? Processará o Ministério da AGricultura? Processará o FRIBARREIRAS? Em caso de contaminação individual ou coletiva, quem nos idenizará?

7 – Será que este caso vai acabar em Pizza, ou melhor, em Churrasco de carne podre?

8- Está na hora de adotarmos o vegetarianismo?

Com a palavra todos os irresponsáveis por este episódio lamentável. O Espaço deste portal é democrático e está aberto para as devidas explicações.

Equipe Portal Esmeralda.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE