Jorge Solla confirma Unidade de Saúde da Família para Pêra e Gamboa

A chegada nesta quinta-feira (3), do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Jorge Solla, inicialmente garantida para a inauguração da clínica Clinefro e distribuição de materiais sanitários, acaba de ganhar maior significado.
Em contato de mídia, direto com o prefeito Paulo Machado, o próprio Solla confirmou: a entrega de equipamentos e materiais de repasse aos Agentes Comunitários de Saúde (170 atualmente) e aos Agentes de Combate às Endemias (54); a entrega de quatro itens de aparelhamentos para o Hospital Regional e, principalmente, a assinatura dos convênios necessários à implantação de Unidade de Saúde da Família, para atendimento à Pêra e Gamboa.
Para autoridades da administração municipal, a importância desta unidade de atendimento modelar, regido pelo Sistema Único de Saúde e adotado pelo município, é que ela propicia assistência médica de bases preventivas a dois bairros bonfinenses populosos.
Representantes
A secretária de Saúde, Gorete Braz concluiu que com a implantação do PSF nos Altos fica bem mais próximo o momento em que “toda a zona urbana de Bonfim ficará totalmente coberta pelo sistema e portanto bem atendida em termos de saúde pública”. Para que a Pêra e a Gamboa se beneficiem com a aquisição da unidade, a administração municipal vem incorporando os préstimos de diversos representantes, a exemplo do vereador Tavinho Xisto, empenhado por um local vantajoso ao deslocamento dos moradores.

Desoneração e fim do cativeiro



Por outro lado, a inauguração da Clinefro, por gestão do Estado e do SUS, vem sendo vista genericamente como “um alívio”, sobretudo dos 24 pacientes que viajam obrigatoriamente três vezes por semana, terças,quintas e sábados, para fazerem hemodiálise (processo de depuração do sangue, mediante o uso de equipamento) em Juazeiro. O fim dos transtornos com transporte, hospedagem, alimentação e assistência aos pacientes e seus acompanhantes para eles é também “o fim de um cativeiro”.
Melhoram a sua qualidade de vida e ainda “desoneram o município”, como admite dona Josilene Vieira, técnica do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) a serviço do Centro de Marcação de consultas.
234 Agentes – O município vem fazendo sua parte. Paulo Machado exibe o quadro completo de 54 agentes para prevenir as doenças endêmicas e 170 para fazer a vigilância sanitária. “Ainda faltam cerca de 10, mas eu disse ao governador e ao dr. Jorge Solla que, viessem ações ou não, eu completaria o quadro com concurso. Eles estão atendendo demandas do município, logo temos que preencher todos os requisitos”, concluiu.
A Clinefro é a primeira clínica a fazer hemodiálise em Bonfim e na região. A solenidade com o Secretário de Estado será no Centro Cultural, hoje, 4/9, às 14 horas.

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE