Piscicultura gera emprego e renda no açude de Quicé

Pescadores artesanais do distrito de Quicé já comemoram os primeiros resultados positivos do projeto de criação de peixes em tanques – rede, implantado dentro das metas de geração de renda do Governo do Estado.

O projeto é uma iniciativa do Governo Jaques Wagner – Secretaria de Agricultura - através da Bahia Pesca, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim e apoio total do governo Cuidando da Nossa Gente.

O sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado com um sistema intensivo com renovação de água contínua, é uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento; além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em espelhos d'água onde a prática da piscicultura convencional não é viável.
No distrito de Quicé estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), para a implantação e operacionalização de 40 tanques – rede, beneficiando diretamente cerca de 20 famílias, que saíram da pesca artesanal e de outras ocupações para dedicar-se á nova e rentável atividade.

Entusiasmado com o projeto, Reinaldo Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, destaca algumas vantagens do sistema, a exemplo da facilidade de movimentação, recolocação e repesca; melhores condições para observação dos peixes melhorando também o manejo e principalmente por ser aplicável à maioria dos ambientes aquáticos dispensando o alagamento de novas terras.

A espécie cultivada no distrito de Igara é a Tilápia-do-nilo e os produtores já dispõem de uma produção de dez mil toneladas de peixes prontos para o abate e comercialização.

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE