Morre Titô – um dos históricos do PT da Bahia

Por Antonio Britto

Quando em 1979 o movimento pela fundação do Partido dos Trabalhadores reunia no estado só algumas centenas de militantes, Titô estava presente. Bem assim foi nas campanhas da legalização municipal e estadual do partido. Na primeira disputa eleitoral, em 1982, Titô esteve integrado como pioneiro.

Solidário e libertário ele era, por natureza e ativismo social. Movimentos operários como os da CUT e tantos outros do meio rural tinham sempre um representante interiorano conhecido nos fóruns sociopolíticos da Bahia: Titô.

Sua morte aos 71 anos, hoje (24) comove pessoas e setores dos movimentos sociais organizados.

A gestão Cuidando da Nossa Gente, da qual ele participava, preparou a nota que se segue (já no site da Prefeitura) refletindo muito bem o valor de sua personalidade para a municipalidade.

N o t a o f i c i a l

Em face ao desaparecimento, na manhã de hoje, de José Batista dos Santos, o nosso familiaríssimo Titô, temos o dever de manifestar sentimentos pela perda dessa importante figura bonfinense. Homem sério, honrado e descente, o nome de TitÔ é uma referência de bom militante das causas sociais e políticas pela justiça social.

Deu notável contribuição às fundações da CUT – Central Única dos Trabalhadores e do Partido dos Trabalhadores. Como fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, ao qual presidiu por algumas vezes, prestou inestimável colaboração à luta dos agricultores locais e dos sertões adjacentes.

Teve o garbo de fundar o movimento popular ACR – Animação Cristã no Meio Rural. Ajudou permanentemente as associações e entidades populares do município e região. Foi um dos baluartes das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base atuantes em prol da evangelização e da promoção de direitos para as classes trabalhadoras.

Defensor da igualdade social freqüentou congressos partidários, encontros sociais e convenções políticas na Bahia e noutros estados. Manteve-se sempre no caráter simples de homem do campo e assim conquistou o respeito de toda a sociedade. Serviu à administração municipal com dignidade e afinco.

Nosso solo sente profundamente a ausência dessa pessoa moderada, porém decidida. Leal. Um exemplo de conduta. O luto pela sua morte se faz sentir também no pavilhão municipal, onde brotam sonhos de justiça e solidariedade similares aos de Titô. Que Deus o proteja no infinito de sua bondade.

Senhor do Bonfim, 24 de agosto de 2009.


Paulo Machado – Prefeito

2 Comentários

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

  1. teresa cristina de farias silva28 de agosto de 2009 às 23:49

    esse jovem menino era como eu o chamava pra mim era uma pessoa maravilhosa com o coraçao muito grande que gostava de ajudar as pessoas ele era um exemplo de conduta com muitos sonhos pra ser realizado mas na manha de segunda todos esses sonhos foi com ele...so ficou a saudade desse menino grande que nao tinha maldade...

    ResponderExcluir
  2. teresa cristina de farias silva29 de agosto de 2009 às 00:11

    "JOSE BATISTA DOS SANTOS"{TITô}QUANDO VOCE ESTAVA AQUI,OUVIAMOS A SUA VOZ,VIAMOS O SEU SORISO, E SABIAMOS DA SUA VONTADE DE VIVER.MAS VOCE PARTIU, DEIXADO A SAUDADE.SUA EXISTENCIA PERMANECERA COMO UMA LEMBRANÇA SEM FIM DAS PESSOAS QUE TE ADMIRAVAM PELA SUA BONDADE.HOJE CHORAMOS ,MAS ESTAMOS FELIZES POIS SABEMOS QUE O SENHOR DEUS TE ACOLHESTES.RECORDAÇOES DE SEUS FAMLIARES

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE