HRJ vai implantar Internação Domiciliar

Membros da coordenação de Atenção Hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se reuniram, na última terça-feira (18), com a superintendência do Hospital Regional de Juazeiro, gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, para discutir a implantação do Programa de Internação Domiciliar.
Pioneiro no país no âmbito do SUS, o programa foi implantado pela Sesab em outubro de 2008, e já atendeu, este ano, mais de 200 pacientes em todo estado.
Ele é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possa ser mantido em casa, com acompanhamento regular de uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. Na maioria dos casos, os pacientes são idosos com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em termos de ocupação hospitalar, a Internação Domiciliar favorece a rotatividade dos leitos, aumentando a oferta para a população. A meta para 2009 é expandir o atendimento, além de Juazeiro, para as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Porto Seguro. Em Juazeiro, a previsão é que o programa comece a funcionar em setembro.
Além de reduzir as taxas de reinternações, o programa, que é oferecido nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras, minimiza os riscos de infecção hospitalar e também humaniza o atendimento realizado por equipe interdisciplinar na residência.
O serviço favorece tanto ao hospital quanto ao paciente, pois reduz o tempo de internação, o que diminui a probabilidade de infecção hospitalar, possibilita menor tempo de recuperação por estar o paciente no seio familiar.
Também permite que o enfermo volte para sua casa com uma estrutura oferecida pelo hospital - fornecimento de medicação, alimentação especial, atendimento médico e fisioterápico, tudo em seu domicílio, sem custos adicionais.
“É um serviço de grande importância que merece toda a atenção”, ressaltou o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques.

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE