Entidades e personalidades regionais deram o último adeus a Titô

Velhos e novos companheiros de jornadas políticas com Titô foram hoje ao velório e sepultamento do persistente guerreiro. De Salvador, Jaguarari, Itiuba, Juazeiro, Ponto Novo e diversas localidades chegaram petistas, sindicalistas, familiares e representantes de entidades populares, inclusive representante do deputado Paulo Rangel.

O prefeito Paulo Machado organizou pessoalmente a última etapa de condução do corpo, em caminhada coletiva da Igreja de Carrapichel, (distrito onde nasceu Titô) até o cemitério. Ao celebrar a missa pela alma do fiel católico, o padre já havia ressaltado o crédito de Tito na “construção de uma sociedade igualitária”.

Emoção - No desfile de saudações, ainda no portão de entrada do cemitério, José Batista dos Santos foi erguido como “emblema” em frases inspiradas no seu exemplo de vida. Parábola bíblica foi lembrada por José Antonio; Carlos Brasileiro contou de “conselhos e sugestões” que lhe foram úteis. A emoção de Raimundo Freitas levou-o às lagrimas e estas ao desabafo de todos em palmas coletivas. Gorete Braz, Benito Brasileiro, Hermógenes Almeida (“ações silenciosas exemplares”), Jairo Sá reeditaram o valor histórico de uma militância que “ajudou a banir políticas sociais indesejáveis” não só em Bonfim.

Discursaram também Zenóbio, de Ponto Novo, Juju Mangabeira, de Itiuba, representando a prefeita Cecília Petrini. Todos vivenciaram algum episódio digno de ser atribuído ao incansável sindicalista. Seu empenho na CPT foi lembrado pelo professor Ozelito, e a sua “contribuição para a evolução democrática da sociedade brasileira” foi exaltada pelo vice-prefeito Aurélio Soares, em oração vibrante e comovente, última antes de descer à cova o corpo de Titô. A serenidade continuava na face. Soluços dolorosos ressoavam. “Esse momento dobra a saudade”, murmurou Anildo.

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE